quarta-feira, 29 de abril de 2009

Espinafres - Protectores da retina


Entre muitas outras coisas. Veja quaisO elevado conteúdo de ferro nos espinafres levou este alimento a ser considerado, durante muito tempo, uma fonte de força e energia.


Hoje, sabe-se, contudo, que se trata de uma falsa crença, uma vez que o nosso organismo não consegue absorver esse ferro em grande quantidade. O que as experiências científicas têm demonstrado, isso sim, é que o consumo de espinafres, graças ao seu teor em luteína e zeaxantina, pode ajudar a prevenir uma doença debilitante da vista chamada Degeneração Macular Relacionada com a Idade (DMRI). Trata-se de um processo associado ao envelhecimento e para o qual não existe cura nem óculos que corrijam a perda e distorção da visão.

Como actua?
Estes dois compostos químicos (luteína e zeaxantina), presentes no espinafre e noutros alimentos (couve-rábano, gema de ovo, milho...), formam o pigmento protector amarelo-alaranjado que cobre a retina (pigmento macular). Este pigmento actua como uns óculos de sol naturais que bloqueiam grande parte da luz azul e da radiação ultravioleta, ambas muito prejudiciais para todo o aparelho ocular. Para além disso, é um potente antioxidante que detém o dano produzido pela libertação de radicais livres.


As suas vantagens
Os estudos feitos demonstraram que os olhos com DMRI têm menos pigmento amarelo-laranja do que os saudáveis, que deve ser reposto à medida que envelhecemos. Como a luteína e a zeaxantina são produzidas apenas pelas plantas, o corpo tem de obtê-las através dos alimentos que as contêm, como os espinafres.


Por isso, a sua ingestão poderá não só reduzir significativamente o risco de DMRI, como atenuar os sintomas em pessoas que já possuem a doença. A prova científica Estudos anteriores demonstraram que os suplementos de luteína e zeaxantina podem aumentar a concentração de pigmento macular nos olhos.


Para comprovar se os espinafres desempenham igual papel na saúde dos olhos, encetou-se a seguinte experiência:
Fotografou-se o fundo do olho aos 12 voluntários que participaram no estudo e obtiveram-se imagens muito detalhadas da estrutura da retina.


Durante três meses, os voluntários adicionaram à sua dieta diária 50 g de espinafres (corresponde a 10 mg de luteína, aproximadamente) temperados com azeite.
No final, repetiram-se os mesmos estudos do fundo do olho, obtendo novas imagens da retina. O resultado observado no estudo foi o aumento do pigmento amarelo, a luteína, em cerca de 19%, um valor significativo.

Artigo publicado em Sapo Saúde. Texto de Fernanda Soares. Responsabilidade editorial e científica desta informação é da revista Prevenir.

domingo, 26 de abril de 2009

As vitaminas de que a sua pele precisa


Saiba quais são e onde as pode encontrarManter uma pele hidratada e nutrida não passa apenas pela aplicação de cremes.

Dizemos-lhe quais as vitaminas e outras substâncias que deve ingerir regularmente para manter a pele nas melhores condições:

Vitamina A:

  • Renova e regenera a pele, estimulando a produção de colagénio. Pode encontrá-a em frutas vermelhas ou alaranjadas, vegetais de folha verde, tomates e cenouras.
Vitamina C:

  • É cicatrizante. Pode encontrá-la nos citrinos.
Antioxidantes (em particular, o betacaroteno):

  • Protegem a pele dos radicais livres, responsáveis pelo processo de envelhecimento celular. Pode encontrá-los nas cenouras, abóboras, beterrabas, mangas, batatas doces e vegetais de folha verde.

Artigo publicado em Sapo Saúde. Responsabilidade editorial e científica da revista Prevenir.

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Encha-se de vitalidade logo pela manhã


Os exercícios que vão melhorar o seu dia


Tem preguiça quando o despertador toca? Parabéns!

É uma pessoa de carne e osso. Dedique cinco minutos a fazer estes alongamentos e, no mínimo, começará o dia com muito mais energia:

  • Espreguice-se:
    Coloque-se de lado, com as pernas flectidas. Leve as mãos atrás da cabeça e entrelace os dedos. Movimente as ancas de um lado para o outro cinco vezes, e sinta a zona lombar a relaxar.

  • Alongue as costas:
    Deitada na cama, segure as pernas com as duas mãos, entrelaçando os dedos.
    Tente aproximar a testa dos joelhos, balançando-se para a frente e para trás.
    Desta forma, vai conseguir que os ossos das suas costas alonguem. Não faça movimentos bruscos nem se balance com muita força.

  • Alivie as cervicais:
    Sente-se na cama com as pernas cruzadas numa posição confortável.
    Tenha o cuidado de manter as costas direitas durante o exercício para prevenirlesões.
    Com as mãos no pescoço, empurre a cabeça para a esquerda para a direita, suavemente.
    Tente tocar com o ombro na bochecha. Sinta, pouco a pouco, as vértebras dopescoço a desenferrujar. Repita 10 vezes para cada lado.

  • Active a circulação
    De novo deitada, coloque o corpo de lado e apoie-se sobre o cotovelo.
    Passe o outro braço para a frente do corpo para manter o equilíbrio.
    Alongue as pernas e vá subindo e descendo a que ficar por cima. Repita 10vezes. Dê a volta e faça o mesmo exercício com a outra perna.

  • Rode o tronco
    Sente-se à beira da cama e apoie os pés no chão.
    Afaste as pernas e coloque as mãos na nuca.
    Agora, com as costas direitas, mas num ângulo de 45º relativamente às coxas,gire o tronco para a esquerda e para a direita para desenferrujar as vértebras.

  • Alongue as pernas
    Use uma mão para segurar a coxa por trás, e coloque a outra na barriga da perna.
    Tente aproximar a perna do peito o máximo que conseguir para alongar osmúsculos posteriores da coxa.
    Repita com a perna contrária.

Artigo publicado em Sapo Saúde. Responsabilidade editorial e científica da informação da revista Prevenir.

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Dores reumáticas- métodos naturais que as atenuam


Com diferentes origens, este tipo de dores eengloba a artrite, a artrose e dores articulares em geral, que podem ser causadas por uma infecção ou problemas degenerativos.

Remédios naturais:
  1. Coma peixe azul com frequência ou tome cápsulas de óleo de salmão, borragem ou linhaça, porque contêm ácidos gordos ómega-3, com um efeito anti-inflamatório. Beba dois copos de sumo de arandos (mirtilos) diariamente; contêm flavonóides que, para além de reduzirem o inchaço, são antioxidantes.
  2. Beba infusões de ulmária, casca de salgueiro e angélica (uma colher de chá de cada), uma chávena de manhã e outra à noite.
  3. Faça massagens na zona com creme de harpago e tome 30 ml do extracto líquido desta planta diariamente.

Para descobrir outros remédios naturais para aliviar ou tratar outros tipos de dor, clique aqui.


Publicado em Sapo Saúde. Texto de Madalena Alçada Baptista.

domingo, 19 de abril de 2009

Soluções naturais para dores menstruais

Não há escapatória! Uma vez por mês o seu organismo vive uma revolução.

Uns dias antes e durante a menstruação sofre de dores abdominais e de cabeça, inchaço, nervosismo, cansaço e irritabilidade.

Devem-se aos desajustes hormonais transitórios, normalmente causados pela diminuição da produção de progesterona durante a segunda fase do ciclo menstrual.

Remédios naturais:

  1. Beba infusões de camomila e gengibre para relaxar o útero; de valeriana e passiflora, para ficar mais relaxada; de dente-de-leão ou cavalinha, para evitar o inchaço provocado pela retenção de líquidos.
  2. Tome cápsulas de óleo de onagra (2 g ao dia) ou anho casto (20 a 200 mg ao dia), juntamente com magnésio (500 a 1000 mg ao dia).
  3. Ponha um saco de água quente na barriga ou apanhe sol nesta zona (não se esqueça de aplicar um protector solar).
  4. Faça exercício. Relaxa, acalma a dor e facilita o sono porque activa a produção de endorfinas e serotonina, neurotransmissores que activam a sensação de bem-estar e reduzem a dor.


Publicado em Sapo Saúde. Texto de Madalena Alçada Baptista.

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Dores de garganta


Os produtos naturais a que deve recorrer para as aliviar. Por irritação, pode gerar uma faringite ou uma amigdalite. Se a dor se fizer acompanhar de febre, deve consultar o seu médico ou naturopata.

Se não tiver febre, recorra às soluções que os especialistas em medicina natural geralmente propõem:

  1. «Gargareje com meio copo de água com uma colher de sopa de sal marinho; ou opte por sumo de ¼ de cebola misturado numa colher de mel», sugere o naturopata João Beles.
  2. Antes de se deitar, faça um cataplasma de argila à volta do pescoço e beba uma infusão de tomilho e sabugueiro (uma colher por chávena) com mel e limão; mantenha-a um pouco na boca antes de engolir. Para terminar, ingira 2 ml de tintura de equinácia e hidrastes.


Publicado em Sapo Saúde. Texto de Madalena Alçada Baptista.

quarta-feira, 15 de abril de 2009

10 Passos para o sucesso da amamentação

Quando o aleitamento materno não é possível podem usar-se fórmulas que foram concebidas para serem consumidas por lactentes. Contudo, por todas as vantagens apresentadas, os profissionais de saúde dever-se-ão empenhar para que as mães consigam amamentar os seus filhos, lembrando-se que, em termos de qualidade, o leite materno é sempre superior a qualquer outro alimento.



Se todos os profissionais de saúde conseguissem implementar os “10 Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno”, as mães e os seus filhos iriam conseguir usufruir de todas as vantagens que o leite materno oferece.

  1. Ter uma politica de promoção do aleitamento materno, afixada, a transmitir regularmente a toda a equipa de cuidados de saúde.

  2. Dar informação à equipa de cuidados de saúde para que implemente esta política.

  3. Informar todas as grávidas sobre as vantagens e a prática do aleitamento materno.

  4. Ajudar as mães a iniciarem o aleitamento materno na primeira meia hora após o nascimento.

  5. Mostrar às mães como amamentar e manter a lactação, mesmo que tenham que ser separadas dos seus filhos temporariamente.

  6. Não dar ao recém-nascido nenhum outro líquido além do leite materno.

  7. Praticar o alojamento conjunto.

  8. Dar de mamar sempre que o bebé queira.

  9. Não dar tetinas ou chupetas ao bebé amamentado ao peito, até que esteja bem estabelecida a lactação.

  10. Encorajar a criação de grupos de apoio ao aleitamento materno, encaminhando as mães para estes após a alta do hospital


Artigo publicado em Sapo Saúde.

domingo, 12 de abril de 2009

PÁSCOA: aprecie a ocasião sem perder a moderação!


As férias, a reunião com a família e os pratos tradicionais tornam a Páscoa num dos momentos mais aguardados do ano. Mas tal como outras épocas festivas, é preciso saber aproveitar a ocasião com conta, peso e medida, sem deixar de saborear as amêndoas, o chocolate ou o folar. Privar-se daquilo que mais gosta não é claramente a solução. Por isso, reunimos uma série de dicas úteis para que possa desfrutar do ritual da Páscoa de forma equilibrada, saudável e sempre com um sorriso.

Aproxima-se o fim-de-semana de Páscoa e, para muitos de nós, cumpre-se o ritual de partilhar bons momentos com a família e com os amigos. Como manda a tradição, não faltarão as mesas preenchidas com pratos tradicionais e apelativos, as sobremesas deliciosas e os habituais doces de Páscoa. Desde as amêndoas de açúcar às amêndoas de chocolate, passando pelo folar de Páscoa e pelos ovos de chocolate. E apesar do elevado valor energético que caracteriza muitos dos alimentos característicos desta época, ninguém quererá privar-se dos mesmos! E a Equipa Rituais também não o fará!

Ainda assim, deixamos algumas dicas para que aprecie a ocasião sem perder a moderação e o controlo:


  • Comece as suas refeições por alimentos menos calóricos, como a sopa ou a salada. Poderá também ingerir uma peça de fruta, um iogurte ou uma cenoura 30 minutos antes de iniciar cada uma das refeições. Este procedimento aumenta a saciedade e reduz a probabilidade de ingestão de alimentos muito calóricos na mesma refeição.


  • Não abuse do álcool! Para além do valor calórico que lhe está associado (um copo de vinho terá em torno de 130 kcal), o álcool desinibe e pode fazer com que ingira mais alimentos do que realmente precisa. (Nota: um refrigerante é mais calórico e menos saudável do que um copo de vinho.)


  • Distribua as “sobras” das refeições pelos convidados! Deixar os alimentos expostos em cima da mesa é sempre uma tentação para quem passa no local.


  • Mastigue todos os alimentos de forma lenta e pausada, saboreando-os melhor e durante mais tempo. Assim conseguirá apreciar verdadeiramente os alimentos e obterá um melhor efeito saciante.


  • Pense nas oportunidades que pode explorar para fazer exercício e compensar os excessos alimentares. Deixamos de seguida uma tabela de equivalentes para melhor fazer as suas opções.

Exemplos de actividades físicas que gastam 200 calorias:
  • 60 minutos de marcha;
  • 20 minutos de corrida lenta;
  • 25 minutos de natação;
  • 30 minutos de bicicleta;
  • 6.000 passos;
  • 25 minutos de aula de grupo (ex. aeróbica)
Exemplos de alimentos típicos da Páscoa que contêm 200 calorias:
  • 12 amêndoas de açúcar (47 gramas);
  • 12 amêndoas de chocolate (35 gramas);
  • 50 gramas de folar da Páscoa;
  • 36 gramas de chocolate de leite;
  • 38 gramas de chocolate negro;

Artigo publicado em Rituais de Vida Saudável.

sexta-feira, 10 de abril de 2009

Leite Materno - Riscos do não-aleitamento



  • Enterocolite necrotizante: Bebés que consomem fórmulas infantis têm cinco a 10 vezes maior probabilidade de desenvolverem enterocolite necrotizante (quadro intestinal grave) do que bebés que ingerem leite materno.

  • Obesidade: Bebés que não são amamentados têm maior propensão de virem a sofrer de excesso de peso durante a infância e adolescência.

  • Diabetes: O desenvolvimento de diabetes tipo I pode estar relacionado com a alimentação do bebé durante os primeiros meses.

  • Asma: Estudo revelou que a introdução de outros leites diferentes do leite humano, antes dos quatro meses, resultou no aumento em 24% do risco em asma.

  • Alergias: Bebés alimentados com fórmulas infantis têm maior probabilidade de sofrerem de alergias.

  • Gastroenterites: Bebés que não são amamentados têm maior risco de contraírem rota vírus, sendo os seus sintomas mais severos.

  • Infecções respiratórias: Bebés que não foram exclusivamente alimentados com leite materno, durante os dois primeiros meses de vida, ou não foram parcialmente alimentados ao peito durante seis meses, têm quatro vezes maior probabilidade de terem quatro ou mais visitas ao médico.

  • Infecções do aparelho urinário: Bebés não amamentados têm cinco vezes maior probabilidade de sofrerem infecções urinárias do que bebés amamentados com leite materno.

  • Leucemia: A incidência é maior nos bebés que foram amamentados com leite materno.

  • Cárie dentária: Crianças que foram amamentadas desenvolvem menos cáries do que crianças não sujeitas ao aleitamento materno.

Artigo publicado em Sapo Saúde.

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Leite Materno - O Néctar dos Bebés


O leite materno é o único alimento capaz de satisfazer todas as necessidades nutricionais durante os primeiros seis meses de vida. Mas oferece mais vantagens, alerta a nutricionista Anabela Ferreira Lopes.

Vantagens da Amamentação:Para o bebé

Nutricionais:


  • Relação caseína / lactoalbumina mais adequada que a do leite de vaca;

  • Boa relação cálcio/fósforo;

  • Elevada biodisponibilidade de ferro;

  • Boa fonte de ácidos gordos polinsaturados (ARA e DHA);

  • Boa fonte de vitamina A que contribui para diminuir a prevalência de infecções respiratórias, protecção da mucosa intestinal, integridade do tecido epitelial e visão.

Imunológicas:


  • Contém glutamina e arginina que possuem uma acção anti-inflamatória

  • Fornece imunoglobulinas, lisozimas e oligossacáridos

  • Efeito protector sobre as alergias.

Psicológicas:


  • Facilita o estabelecimento do vínculo afectivo entre mãe e filho, proporcionando a ambos um momento de felicidade.

Aleitamento Materno: vantagens para a mãe



  • Ajuda na recuperação do peso;

  • Diminuição do risco de ocorrência de osteoporose, diabetes, cancro da mama e do ovário (a amamentação melhora a mineralização óssea; Cada ano de amamentação reduz o risco de desenvolvimento a diabetes tipo II em 15%; estudos comprovam que a amamentação durante dois a sete meses provoca uma redução de 20% na incidência de cancro dos ovários);

  • Fortalecimento da auto-estima;

  • Satisfação emocional;

  • Promove o vínculo afectivo entre mãe e filho;

  • Custo económico: nulo.

Artigo publicado em Sapo Saúde.

domingo, 5 de abril de 2009

Óleo de peixe ajuda a tratar crianças com excesso de peso


Cientistas norte-americanos descobriram que a ingestão de óleo de peixes, rico em ómega 3, pode auxiliar no tratamento de crianças com excesso de peso.

Actualmente quase não se fala no óleo de fígado de bacalhau que foi amplamente utilizado desde o século XVIII. Contudo, um estudo da Universidade de Nevada (EUA) concluiu que a ingestão de óleo de peixes pode auxiliar no tratamento de jovens com excesso de peso.

A pesquisa avaliou o efeito do óleo com ómega 3 sobre o perfil de gorduras no sangue em crianças e adolescentes com excesso de peso, entre os 10 e os 18 anos. Todos fizeram dieta e exercícios regulares. Um grupo recebeu, além dessas orientações, doses diárias de óleo de peixe.

Aqueles que receberam o óleo de peixe melhoraram o seu perfil de gorduras no sangue de forma significativa, baixaram os níveis de triglicéridos e aumentaram o colesterol HDL (colesterol bom).

Os que não utilizaram o suplemento, e só fizeram dieta e exercício físico, melhoraram o peso, mas não os níveis de gorduras sanguíneas.

Então, o estudo conclui que a ingestão de óleos gordos, em conjunto com dieta e actividade física, ajuda no combate ao excesso de peso, pelo menos nos jovens, mais do que se eles fizerem só dieta e exercício.

Este estudo é pertinente, pois a epidemia de obesidade que atinge o mundo ocidental está a estender-se às crianças. Estimativas actuais apontam que cerca de 15% das crianças norte-americanas estão com peso acima do ideal.

O excesso de peso das crianças traduz-se por alterações nos níveis de gordura no sangue que, muitas vezes, são semelhantes às de adultos.

Se nada for feito, esses jovens terão mais riscos cardiovasculares no futuro.


Publicado em 6 de Abril em Sapo Saúde.

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Vacina contra o tabaco

A vacina antitabaco entrou na sua fase inicial. Já foi realizado um ensaio com mais de 300 pessoas com resultados muito positivos.

Agora vai-se estender a mais participantes e espera-se que seja comercializada dentro de três ou quatro anos. De acordo com especialistas do Instituto sobre o Abuso de Drogas dos Estados Unidos da América, esta vacina actua de forma parecida com outra para a dependência da cocaína.

Quando é injectada, reage com a nicotina, produzindo uma molécula tão grande que não deixa que a substância aditiva entre no cérebro, impedindo que o paciente tenha as sensações normalmente provocadas por esta droga.


Publicado em Sapo Saúde. Responsabilidade editorial e científica da revista Prevenir.

quarta-feira, 1 de abril de 2009

As 4 vantagens da soja


A soja está na moda desde que se descobriu, na década de 80, o bem que fazia aos asiáticos.

Apesar dos seus benefícios estarem demonstrados, o modo como os seus componentes funcionam ainda continua a ser um mistério. O que se sabe é que...

Reduz o colesterol:
  • As responsáveis são as suas proteínas. Apenas 25 g de proteína de soja por dia podem reduzir o risco cardiovascular.

Protege-nos do cancro:
  • Tanto as suas isoflavonas (sobretudo a genisteína) como os seus linhanos protegem, em particular, a mulher dos cancros da mama, do endométrio e dos ovários.
É uma aliada na menopausa:
  • Os seus estrogénios vegetais atenuam os efeitos da descida de estrogénio no organismo e ajudam a reduzir sintomas como os afrontamentos nas mulheres pré-menopáusicas.
Previne a osteoporose:
  • É uma fonte de cálcio que é muito bem absorvido pelo organismo, ajudando a preservar a saúde óssea. A quantidade diária recomendada ronda os 40 g de proteína de soja.


Artigo publicado em Sapo Saúde. Responsabilidade editorial e científica da revista Prevenir.