domingo, 11 de outubro de 2009

A prática de exercício físico aumenta o apetite. Facto ou Mito?



MITO!

A associação entre o exercício físico e o apetite é outro dos temas que tem gerado dúvidas, inclusive entre os profissionais de Actividade Física, Nutrição e Controlo do Peso, e várias são as pessoas que receiam ver o seu apetite a aumentar por aumentarem a sua actividade física. A literatura existente sobre esta temática, mostra-nos que tal receio é infundado.

A prática da actividade física regular parece oferecer vários recursos fisiológicos e, especialmente, psicológicos, que munem os seus praticantes de capacidades mais eficientes na auto-regulação dos mecanismos de saciedade e apetite.

Do ponto de vista fisiológico, o exercício físico parece potenciar a sensibilidade à leptina e insulina – hormonas associadas à diminuição do apetite – despoletando uma maior sensibilidade dos sistemas de detecção de saciedade e um melhor controlo do peso corporal. Um estudo realizado indicou que, quando são comparadas com pessoas sedentárias, as pessoas fisicamente activas dizem apreciar mais as propriedades organolépticas (sabor, aroma, textura, etc.,) de alguns alimentos, o que significa que ficam igualmente satisfeitos com alimentos menos doces, menos salgados e menos gordos!

Já na vertente psicológica, um estilo de vida activo confere aos seus praticantes uma maior auto-estima e auto-confiança, assim como uma melhor imagem corporal, contribuindo para reduzir a ansiedade, a depressão e as emoções negativas.

Neste contexto, os benefícios da prática regular de exercício físico no controlo do peso não provêm somente das calorias despendidas, mas também das variáveis endócrinas e psicológicas relacionadas positivamente com a auto-regulação dos mecanismos de saciedade, potenciadas pelo estilo de vida activo, que poderão ser um forte aliado no combate ao excesso de peso e obesidade.


Artigo publicado no site Rituais de Vida Saudável.

Sem comentários: