domingo, 21 de dezembro de 2008

Conhece o Kefir?

O Kefir é uma bebida feita de leite fermentado à temperatura ambiente, entre 10ºC e 25ºC, por um colónia de lactobacilos e leveduras, conhecida como kefir ou "grãos de kefir". Originária do Cáucaso, só foi introduzida no resto do mundo no início do século XX.

A principal virtude do kefir é restabelecer a flora intestinal normal, tão importante para uma boa digestão e assimilação dos nutrientes ingeridos.

Para se produzir kefir é necessário conseguir primeiro os grãos de Kefir que contém uma variada flora de microorganismos benéfica ao ser humano.

Uma vez obtidos os grãos de Kefir pode-se ter kefir em casa para sempre, basta cultiva-los ou até mesmo guarda-los em condições especiais por longos períodos, quando não estiverem sendo consumidos.

O Kefir que consumimos obtém-se a partir do leite fermentado durante algumas horas com grãos de Kefir. Também podemos ingerir os grãos, mas normalmente estes preservam-se para a produção de mais Kefir.

Devemos ter em mente que o Kefir é diferente do iogurte, yakult, coalhadas caseiras e similares.

O Kefir foi criado na antiguidade e até hoje é desenvolvido sob condições particularmente quase impossíveis de serem repetidas na maioria das nossas casas.

Para se gerar os grãos de Kefir "do nada" hoje em dia seria necessário simular um "ambiente" propício para seu surgimento, como foi feito há mais de 4000 anos atrás, o que seria extremamente complexo e difícil para a maioria de nós, portanto será muito mais económico e prático ganhar os grãos do que tentar fazer.


O uso do Kefir como alimento pode trazer benefícios e auxílio no combate a problemas de:
  • Asma, acne, problemas renais, acidez estomacal, problemas circulatórios, colesterol, reumatismo, osteoporose, hepatite, bronquite, catarro, tuberculose, descontrole da produção de bilis, alergias, enxaqueca, males do cólon, úlceras, problemas digestivos, colites, bactérias hostis,prisão de ventre, diarréia, candidíase, inflamações intestinais, ansiedade, depressão, diversos eczemas.

O uso do Kefir como alimento pode também trazer benefícios e auxílio para:
  • Regular pressão sanguínea, reforço do sistema imunológico melhorando a resistência contra inúmeras doenças; Regular o açúcar no sangue melhorando a diabetes, Reduzir o processo de envelhecimento, é benéfico para o coração, o pâncreas, os rins, a próstata, o fígado, os músculos, o cabelo, a pele e o sistema nervoso.

O Kefir é um alimento probiótico.



Perguntas e Respostas

Como preparar o Kefir?


Para saber mais:

www.kefir.com.br
www.kefir.com
www.kefir.net
pt.wikipedia.org/wiki/Kefir
br.geocities.com/graos_de_kefir/home.html



Informação recolhida no site www.kefir.com.br

Sem comentários: