domingo, 7 de dezembro de 2008

Constipações nunca mais!


A única forma totalmente segura de não ser contagiada é evitar o contacto com pessoas infectadas, complementando com lavagens frequentes das mãos.

Existem, no entanto, várias e inovadoras formas de prevenir constipações. Escolha as que mais lhe convêm:


1. Aposte na carne

A proteína é o principal constituinte das células e hormonas utilizadas na resposta imunitária, pelo que ao ingerir uma quantidade insuficiente terá um sistema imunitário mais fraco. A dose diária recomendada é de 40 a 60 g, sendo que para obter 7 g deste nutriente deverá consumir 35 g de carne, um ovo ou um copo de leite.

2. Apanhe sol

A época das gripes e constipações está, em parte, associada a uma diminuição da exposição solar. É que o fornecimento de vitamina D ao organismo, capaz de estimular a produção de células imunitárias, especialmente as que atacam o vírus da gripe, é 90 por cento produzido pela acção dos raios solares na nossa pele.

3. Durma menos

Vários estudos descobriram que se durante alguns dias dormir menos do que o habitual irá reforçar o sistema imunitário. No entanto, se está stressada, a falta de sono torna-a vulnerável às gripes e constipações.

4. Experimente o tai-chi

Esta modalidade oriental, que combina movimentos suaves e exercícios de relaxamento, desenvolve a concentração, a força e a flexibilidade e pode melhorar a função imunitária até 50 por cento.

5. Stresse um pouco

Pequenas crises de stress fortalecem o sistema imunitário: quando o stress nos invade libertamos cortisol e adrenalina, duas hormonas que colocam o organismo em alerta fazendo aumentar a produção de células imunitárias.

Artigo publicado em Sapo Mulher. Responsabilidade editorial da revista Saber Viver.

Sem comentários: