quarta-feira, 9 de junho de 2010

L-teanina


O QUE É?

A L-teanina é um aminoácido não formador de proteínas, que se obtém principalmente da planta do chá (Camellia sinensis), onde é muito abundante, chegando a constituir cerca de 50% de todos os aminoácidos presentes nesta planta, o que supõe aproximadamente 2% do seu peso total.

Trata-se de um aminoácido derivado do ácido glutâmico, que pode atravessar a barreira hematoencefálica e chegar ao sistema nervoso, onde se comprovou que favorece o aumento dos níveis de ácido gamaaminobutírico (GABA), dopamina e serotonina, neurotransmissores muito relacionados com a sensação de relaxamento e bem-estar, e com a diminuição do nervosismo e da insónia.

1. Ajuda a evitar a ansiedade e a controlar o stress, na medida em que se observou que induz o aumento das ondas alfa do cérebro, que são as indicadoras de um estado de rela-xamento. Ao mesmo tempo, favorece no cérebro a formação de neurotransmissores relacionados com o relaxamento e o bem-estar, como a dopamina, a serotonina, e o GABA.

2. Melhora o sono e ajuda a prevenir a insónia, ao proporcionar um estado de maior rela-xamento e ao prevenir a ansiedade.

3. Favorece a concentração e o estado de alerta, apesar de estimular o aumento das ondas alfa cerebrais (relaxantes). Além disso, não provoca sonolência nem falta de coordenação cerebral, sendo então extremamente útil durante a época de exames ou para todas as pessoas que realizam um trabalho intelectual.

4. Possui uma certa actividade antioxidante ao ajudar a combater a acção dos radicais livres.

5. É muito útil em épocas de intenso stress laboral, mental ou durante o processo de adaptação à rotina do trabalho após um período de férias.


Como tomá-la?

Este aminoácido está presente no chá, de modo que dele podemos beneficiar ao beber infusões desta planta.

Mas é preferível tomar a L-teanina combinada com triptófano sob a forma de cápsulas, pois este aminoácido precursor da seroto-nina ajuda a melhorar o efeito da L-teanina.

Cada cápsula deve conter cerca de 168 miligramas de triptófano e 128 miligramas de L-teanina. Recomenda-se tomar quatro cápsulas ao dia, duas ao pequeno-almoço e duas ao jantar.


Artigo publicado em Sapo Saúde.

4 comentários:

Anónimo disse...

Qual chá que encontra esse l-teanina?

Anónimo disse...

A teanina encontra-se no chá verde!

Unknown disse...

Pode ser ingerido simultaneamente com cognitus?

Unknown disse...

Criança de 10 anos pode fazer uso de theanina.pesa 38 quilos