sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Pernas cansadas


A sensação de pernas cansadas diminui a qualidade de vida de muitas mulheres e também de alguns homens.

Existem, no entanto, comportamentos que pode adoptar para minimizar o problema:

1. A dieta que dá saúde às veias. Além da ingestão de plantas, é fundamental seguir um regime alimentar saudável, para melhorar a saúde das veias. O pequeno-almoço deve incluir cereais integrais com princípios activos que reforçam as veias e as artérias, aconselha o naturopata João Beles.

  • «A aveia e a cevada presentes normalmente no muesli juntamente com frutos vermelhos (morango, romã, cereja) ou do bosque (mirtilo, amoras, framboesas, arando vermelho) são excelentes», indica.

2. Terapias para estimular a circulação venosa. A Acupunctura é, segundo João Beles, a terapia de eleição para a prevenção e tratamento da doença venosa.

  • «Melhora a circulação sanguínea, fortalece os vasos sanguíneos e tem um efeito preventivo. Faz com que a pessoa durma melhor, melhorando a regeneração de todos os vasos sanguíneos», diz. Reflexologia e a Drenagem Linfática são técnicas manipulativas que também melhoram a circulação sanguínea.

3. Truques para activar a circulação de retorno. «Após uma permanência longa na posição de pé ou sentada, as pessoas devem andar de um lado para o outro, colocar-se em bicos de pés ou fazer movimentos com as pernas», recomenda Serra Brandão.

  • Por outro lado, «aquelas que tiverem sintomas intensos, beneficiam se dormirem com as pernas ligeiramente elevadas. Na praia, é conveniente que evitem os longos períodos de sol, caminhem à beira-mar junto à rebentação ou nadem», acrescenta o especialista.


Artigo publicado em Sapo Saúde. Texto de Daniela Gonçalves. Revisão científica de João Beles (professor de Naturopatia do Instituto de Medicina Tradicional) e Dr. Serra Brandão (cirurgião vascular, director do Instituto de Recuperação Vascular, em Lisboa). Responsabilidade editorial e científica da revista Prevenir.

Sem comentários: