Café e Espinafres: os anti-lacticínios
Pode pensar-se que o leite beneficia o café, mas tal combinação tem efeitos contrários, pois o café anula um dos principais nutrientes do leite, o cálcio, prejudicando os ossos e os dentes. O ideal é beber o leite simples e 2 horas após ter bebido o café. Para quem tenha problemas de osteoperose, esta combinação deve ser evitada. Também os cereais integrais tornam difícil a absorção do cálcio do leite, por causa do ácido fítico.
Outro ácido prejudicial à absorção do cálcio, está presente nos espinafres, pelo que estes não deverão ser consumidos numa refeição onde já tenham estado presentes os lacticínios, nomeadamente o queijo.
O Batido é bom... mas não faz bem
As frutas são dos alimentos com maior riqueza de nutrientes. Por isso alguns nutricionistas defendem que o consumo das mesmas deve ser fora das das refeições. Segundo Humberto Barbosa, nutricionista, juntar sal com doce é o mesmo que "aproximar umfósforo de um barril de pólvora", pois parte dos sucos gástricos é requisitada para assimilação do açúcar (presente na fruta) e as proteínas (do peixe ou da carne) não são processados de forma correcta.
Por isso para além do desperdício de nutrientes podem ocorrer dificuldades digestivas, aumento do colestrol ou dos triglicéridos e aumento do peso. Tendo o leite proteínas e gordura, o batido de morango, por exemplo, é perfeitamente explosivo.
Resumo de artigo publicado no número 213 da revista Sábado de 29 de Maio de 2008, da autoria de Isabel Lacerda e com intervenções de Patrícia Almeida Nunes, dietista do Hospital de Santa Maria, Humberto Barbosa, nutricionista e Helena Coutinho, médica.
1 comentário:
é bem verdade!!! mas salada com vinho e arroz com bife também n faz bem...
Enviar um comentário