quarta-feira, 16 de abril de 2008

Substâncias Nutricionais - Parte 2

VITAMINA C
Fortalece os sistemas de defesa do organismo e os capilares sanguíneos. A sua carência resulta em predisposição às infecções, gripes e constipações, alergias e debilidade geral. As carências crónicas podem causar escorbuto (doença muito frequente nos marinheiros da época dos Descobrimentos) e depressão mental.

Principais Fontes: Ananás, Abacaxi, Acerola, Alface, Alho, Caju, Cebola, Espinafre, Laranja, Limão, Pimentão.


VITAMINA D ( D1, D2, D3 )
Regula a absorção de cálcio e fósforo. A carência na infância resulta em raquitismo e desenvolvimento anormal de dentes e ossos. Havendo carência na idade adulta, podem ocorrer cáries dentárias, osteoporose e amolecimento dos ossos.

Principais Fontes: Sol, Gema de Ovo, Leite e Derivados.


VITAMINA E
Responsável pelo fortalecimento do sistema muscular e reprodutor. Sua carência pode resultar em abortos involuntários, esterilidade e dores musculares.

Principais Fontes: Abacate, Alface, Óleo de Amendoim, Banana, Couve, Germe de Trigo, Soja, Milho.


VITAMINA H
Proporciona saúde e beleza à pele. É também indispensável na coordenação motora. A sua carência resulta em Caspa, Debilidade Geral, Dores Musculares, Eczema, Seborreia e Sonolência Excessiva.

Principais Fontes: Arroz Integral, Aveia, Banana, Germe de Trigo, Leite e Levedura de Cerveja.


VITAMINA K
Fortalece os vasos sanguíneos, favorece a coagulação do sangue e mantém o equilíbrio do sistema circulatório. A carência resulta em Hemorragia.

Principais Fontes: Algas Marinhas, Cebola, Cenoura, Couve, Espinafre e Iogurte Natural.


VITAMINA P
Tem funções parecidas com as da Vitamina C. Além disso, proporciona a resistência dos vasos sanguíneos, dos tecidos da pele e fortalece o sistema imunológico. A sua carência resulta em Escorbuto e sensibilidade às Infecções.

Principais Fontes: Cidra, Laranja, Lima, Limão, Tangerina.


FIBRAS
Substância presente em alimentos integrais, frutas e verduras, que auxiliam no processo gastrointestinal.

Principais Fontes: Arroz Integral, Aveia, Cevada, Centeio, Ervilha, Germe de Trigo, Grão-de-bico, Lentilha, Milho, Macarrão Integral, Soja, Trigo Integral.


CÁLCIO
Substância responsável pela formação da estrutura óssea, contribui na absorção, pelo organismo, da Vitamina “K” e coordena as funções do sódio e do potássio.

Principais Fontes: Ovos, Couve, Leite (vaca ou cabra), Soja (farinha), brócolos.


Artigo de Gardência Martins publicado no site Mombaça Online.

Sem comentários: