quarta-feira, 16 de junho de 2010

As crucíferas contra o cancro


Numerosos estudos demonstraram que a maior parte dos legumes têm uma acção protectora contra o cancro. Mas o destaque está incontestavelmente nas cruciferas, por causa sem dúvida da sua riqueza em vitamina C, em caroteno (algumas), em fibras e em substâncias protectoras diversas (isocianatos, tiocianatos, etc.).

Juntando couves e nabiças à alimentação de ratos expostos a benzopirenos cancerígenos, alguns investigadores constataram que apenas 44% dos animais desenvolviam um tumor, contra 100% para o lote testemunha. Nesta experiência, foi a couve-de-bruxelas que se revelou mais eficaz, seguida da couve repolho, da nabiça e dos brócolos.

Num inquérito epidemiológico realizado nos Estados Unidos, as pessoas que consumem couve pelo menos uma vez por semana, eram três vezes menos atingidas por um cancro do cólon do que as pessoas que comiam couves apenas uma vez por mês ou menos.

Outros estudos confirmaram que o consumo regular de crucíferas, e em particular da couve, diminui a frequência de numerosos cancros, nomeadamente o do cólon.


Artigo de Jean Claude Rodet publicado em Sapo Saúde.

Sem comentários: