quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Falsos mitos sobre o leite fresco


O leite fresco, também conhecido como leite do dia, voltou a estar na moda. Mas ainda existem ideias erradas sobre as suas propriedades, conservação, etc.

Para que saiba com o que conta quando compra uma embalagem deste leite, deitamos por terra alguns mitos que lhe estão associados:

1) Deve ser consumido depois de fervido? FALSO!

Tal como o leite ultrapasteurizado (UHT), pode ser ingerido directamente da embalagem sem ser fervido, uma vez que foi submetido a um processo de pasteurização que elimina todas as bactérias nocivas para a saúde.
2) Não serve para cozinhar? FALSO!

A pasteurização requer uma exposição a menores temperaturas e durante menos tempo (do que a ultrapasteurização), pelo que permite preservar a maior parte das características e sabor originais do leite, o que o torna ideal para preparar pratos tradicionais como o leite creme ou o arroz doce.
3) Engorda? FALSO!

Tem a mesma matéria gorda que o leite ultrapasteurizado. O meio gordo contém cerca de 1,5 g de gordura por cada 100 g.

4) Não é recomendado para crianças e idosos. FALSO!

É ideal para ambos porque não contém conservantes nem aditivos, é 100% natural.

5) Tem de ser bebido no próprio dia. FALSO!

Uma vez aberta a embalagem, deve ser consumido dentro de dois dias. Mas alguns leites frescos já são sujeitos a um método de conservação natural (MCN) que, sem recurso a conservantes nem aditivos, através da esterilização das embalagens (em Tetrapak), permite o aumento do seu tempo de vida para cerca de uma semana.


Artigo publicado em Sapo Saúde. Responsabilidade editorial e científica da revista Prevenir.

Sem comentários: