quarta-feira, 16 de março de 2011

As regras do sono - Parte I


Se quer ter um sono reparador, não basta lembrar-se disso no momento em que as insónias o impedem de adormecer. Ou quando acorda ansioso e stressado, apesar de ter dormido o suficiente e aparentemente bem.

A qualidade do sono está directamente relacionada com aspectos da vida como a alimentação e o exercício físico. A boa notícia é que dormir melhor pode depender muito de si.

Para saber que medidas práticas adoptar, siga os conselhos do neurologista Ângelo Soares, autor do livro «O sono – efeitos da sua privação sobre as doenças orgânicas».

Quais os principais erros que as pessoas cometem em relação ao sono?

Os portugueses cometem abusos nomeadamente ao nível do consumo de álcool e de drogas, o que é terrível para o sistema nervoso e não só, a nível imediato e a longo prazo. Além disso, não gostam de cumprir regras, e isto é uma questão de disciplina intelectual.

Que regras de ouro se deve ter em conta em relação ao sono?

Deve-se deitar e levantar a horas mais ou menos certas. Deve-se habituar as crianças a irem para a cama entre as 22.30 e as 23 horas e a acordar pelas sete ou oito da manhã. Para os adultos, dormir entre as onze e a meia-noite e as sete ou oito horas.

Como se deve comer para se dormir bem?

Deve-se fazer pequenas refeições aproximadamente de três em três horas ao longo do dia, com um intervalo nocturno de oito horas. À noite, deve-se fazer uma refeição ligeira e de fácil digestão, cerca de duas a três horas antes de ir dormir.


Artigo publicado em Sapo Saúde. Textode Rita Miguel com Ângelo Soares (neurologista). Responsabilidade editorial desta informação é da revista Prevenir.

Sem comentários: