sexta-feira, 30 de julho de 2010

A banana não engorda imenso


Esta ideia não passa de um mito. Descubra porquê

É uma fruta proibida em muitas dietas por se considerar pesada, devido à sua grande quantidade de hidratos de carbono (aproximadamente 23 g). Mas não tem por que engordar, se a ingerir em quantidades adequadas.

Na realidade, de acordo com a Tabela da Composição de Alimentos do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, a banana é rica em potássio.

Além disso, esta fruta fornece muita água (72 g), pelo que ajuda a eliminar líquidos, e só tem 95 calorias por 100 g (o peso aproximado de 1 banana média).

Para além disso, tem um elevado poder saciante, proporcionado pela fibra (3 g). Aproveite-a para saciar a fome ao lanche ou a meio da manhã. Deverá, contudo, evitar a sua ingestão depois de uma refeição rica em gorduras. Nesse caso, o seu organismo acumulá-las-ias rapidamente.

Porquê? «A banana é rica em hidratos de carbono, os macro-nutrientes que são metabolizados mais rapidamente pelo organismo, para lhe fornecer energia. Os restantes macronutrientes ingeridos em simultâneo, como as gorduras, são armazenados sob a forma de gordura corporal», explica a nutricionista Magda Roma.

É o que acontece, por exemplo, num prato de massa à carbonara: «a massa é metabolizada para fornecer energia caso o nosso corpo necessite e o molho e respectivo bacon são metabolizados para serem armazenados sob forma de gordura corporal».

Texto: Fernanda Soares Revisão científica: Dra. Magda Roma (nutricionista)

Artigo publicado em Sapo Saúde. Responsabilidade editorial e científica da revista Prevenir.

Sem comentários: