terça-feira, 4 de Março de 2008

Beber leite ajuda a emagrecer


Um estudo realizado na Universidade de McMaster, no Canadá, descobriu que beber leite ajuda os praticantes de exercício físico a queimar mais gorduras.

Os investigadores analisaram 56 jovens, entre os 18 e os 30 anos, separando-os em três grupos. Todos participaram num programa rigoroso de levantamento de pesos, cinco vezes por semana, durante 12 semanas.

A seguir ao exercício, os participantes de um grupo bebiam dois copos de leite, os de outro grupo bebiam uma bebida de soja com a mesma quantidade de proteínas e energia e os atletas do terceiro grupo bebiam a mesma quantidade, mas de uma bebida de carbohidratos.

Após finalizarem o programa, os investigadores comprovaram que o grupo que bebeu leite perdeu mais gordura do que os restantes. Ou seja, os participantes perderam, em média, um quilo; no caso dos que ingeriram carbohidratos perderam 500 gramas; e, no grupo dos que ingeriram bebidas de soja, não foi detectada qualquer perda de peso.

Além disso, os participantes que beberam leite registaram também um maior ganho de massa muscular em relação aos restantes.

«A perda de massa gorda, apesar de esperada, foi bem maior do que pensávamos que iria acontecer. Eu acho que as implicações práticas destes resultados são óbvios: se quer ganhar músculos e perder gordura em resultado do exercício, então beba leite», diz Stuart Phillips, responsável pelo estudo, publicado no American Journal of Clinical Nutrition.
.
Publicado por Sónia Santos Dias em http://saude.sapo.pt em 10-08-2007

Sem comentários: