terça-feira, 18 de março de 2008

Os Benefícios da Fruta

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda um consumo diário de 400 a 800 gramas de frutas, verduras e legumes. Para chegar a esta quantidade, damos-lhe umas dicas úteis: coma uma peça de fruta ao pequeno-almoço - ou salada ou verdura cozida ao almoço e jantar -, outra à sobre­mesa do almoço e mais uma ao lanche. Depressa chegará lá, sem dar por isso. Coma fruta… pela sua saúde.


Frutas que curam

A fruta está representada na roda numa percentagem de 20%, muito na perspectiva da prevenção de doenças, contribuindo não só para a prevenção de doenças crónicas não transmissíveis tais como, certos tipos de cancro, doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2 e obesidade, mas também para colmatar as deficiências que ocorrem sobretudo nos países em desenvolvimento, segundo a Organização Mundial de Saúde".

Devido às suas propriedades antioxidantes e ao seu contributo nutricional, a fruta protege o organismo de várias doenças. E é na perspectiva da prevenção que devemos encarar o seu consumo. "Não é um tratamento, mas sim um contributo importante para a manutenção da saúde", explica o Dr. Pedro Queiroz, da Clínica de Nutrição do Porto.

Por sua vez, a Dra. Alexandra Bento, nutricionista e presidente da Associação Portuguesa de Nutricionistas, acrescenta o facto de as frutas serem "alimentos protectores, reguladores e activadores das funções vitais, nomeadamente na luta pelo envelhecimento precoce e na acção preventiva de vários cancros". Isto deve-se ao nível de antioxidantes que protegem as células contra os efeitos dos radicais livres, que são moléculas altamente instáveis, produzidas pelo nosso organismo, como resultado de diversos factores, como fumar, estar exposto a raios solares, stress, poluição, originando danos ao nível celular, alguns deles irreversíveis e que podem mesmo levar à morte celular.


Benefícios das Frutas

Coco
É um poço de gordura saturada, no entanto, essa gordura ajuda a regular o colesterol dito bom (o HDL), é o que defende uma análise feita a 60 estudos publicada no American Journal of Clinical Nutrition.

Laranja
É conhecida pela vitamina C, mas também pelos antioxidantes. Cientistas australianos defendem que comer uma laranja diariamente ajuda a reduzir
o risco de enfarte e previne o Alzheimer.

Maçã
Segundo um estudo da Universidade de Massachusetts (EUA), elas protegem-nos de danos cerebrais e contra a perda de memória que ocorre com o passar do tempo.
Manga. Fornece quase 90% da dose diária de vitamina A. Protege a pele e ajuda a prevenir o cancro do fígado.

Maracujá
Previne doenças de visão e ajuda a reduzir o colesterol.

Melancia
Ajuda a pele a proteger-se do sol, tal como o tomate e as uvas também o fazem, de acordo com um estudo alemão. Este fruto protege ainda contra o cancro da próstata.

Pêra-abacate
Contribui para recuperar as células afectadas por cancro.

Uva
Cientistas espanhóis descobriram recentemente que diminuem os níveis de colesterol, previnem o cancro e a diabetes.



Sumos de Fruta

Sumo de ananás
O ananás produz uma enzima que é eficaz contra inflamações, assim como no tratamento de coágulos sanguíneos.

Sumo de banana
Devido ao teor de açúcar é um excelente tónico para quem tem falta de energia. Recomendada para quem tem tensão arterial alta, pois é pobre em sal mas rica em potássio.

Sumo de laranja
Cocktail de vitamina C. Um copo deste sumo fornece cerca de 80 mg de vitamina C.

Sumo de pêssego
Importante no combate a certos tipos de cancro, para além de ser uma fonte de vitamina C.

Sumo de romã
Um estudo do Centro Oncológico da Universidade da Califórnia (EUA), publicado na Clinical Cancer Research, afirma que este sumo ajuda a combater o cancro da próstata, dado que diminui a proliferação das células e ajuda a reduzir o antigénio (substância que estimula a formação de anticorpos).



Alimentos com Fruta

Gelados
Actualmente existem gelados com benefícios para a saúde. Ainda assim, em consonância com a Profª. Olívia Pinho, "não podemos reduzir o consumo de fruta quando consumimos gelados, porque embora a indústria dos gelados use fruta de boa qualidade e meios adequados para preservar a fruta, um gelado nunca terá os nutrientes equivalentes".

Iogurte
Rico em proteínas, minerais e vitaminas, é uma fonte de energia e de equilíbrio alimentar. É um aliado na prevenção da osteoporose, ajuda a digestão, reduz o colesterol e previne o cancro. No entanto, segundo a nutricionista Ana Pires do Centro de Informação do Iogurte, substituir fruta por iogurte, "não é uma substituição correcta", alertando para o facto de não pertencerem ao mesmo grupo na Roda dos Alimentos, não se devendo substituir

Excerto de artigo publicado na edição online da revista Men’s Health

Sem comentários: