sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Azeitonas - Dicas para as integrar numa alimentação saudável


Aperitivo ou acompanhamento? Dê um toque fresco e aromático às suas refeições e tire todos os benefícios dos seus ácidos gordos mono-insaturados.

Estes são conhecidos como “gorduras boas”, que ajudam a reduzir o “mau” colesterol (LDL) e manter o “bom” (HDL)!

Integradas numa alimentação nutricional as azeitonas são ainda ricas em água e fibras, que ajudam a manter o organismo hidratado.

Embora façam parte da gastronomia portuguesa há milhares de anos, a maioria das pessoas ainda não descobriu as vantagens de ter as azeitonas por perto:

  1. Sabia que as azeitonas são dos aperitivos mais saudáveis? Seis azeitonas (com 23 gramas de peso) têm menos de metade das calorias de igual peso de amendoins ou cajus (54 kcal. vs. 131 kcal. e 140 kcal., respectivamente).
  2. Conservadas em salmoura (água e sal), as azeitonas são uma alternativa saudável para temperar, em substituição do sal, vilão da hipertensão. Pode-se ainda optar pelas conservadas em azeite, com um teor de sal bastante mais reduzido do que as preservadas em salmoura, dando assim um tempero especial e saudável às refeições.
  3. Adicionar azeitonas às saladas é sinónimo de lhes juntar também muitos antioxidantes (sobretudo vitamina E), que protegem o organismo do ataque dos radicais livres.
  4. Livres de “mau” colesterol e ricas em aromas, as azeitonas podem substituir outros condimentos e molhos nos guisados, estufados…
  5. Integradas numa alimentação nutricional as azeitonas são ainda ricas em água e fibras, que contribuem para o bom funcionamento do aparelho digestivo.

Apesar fazerem parte da gastronomia portuguesa há milhares de anos, a maioria das pessoas ainda não descobriu as vantagens de ter as azeitonas por perto:

  1. Antes de comprar, seja em embalagem ou a granel, verifique se a sua cor é homogénea e se não apresentam defeitos.
  2. Prepare os seus pratos com esta referência: as azeitonas pretas são normalmente doces e as verdes ou de mistura amargas.
  3. Aproveite as azeitonas para dar mais sabor aos seus pratos com arroz ou massa.
  4. Sabia que existem azeitonas conservadas em azeite? Com duas colheres de sopa deste líquido pode temperar outros pratos. Confirme no rótulo do produto
  5. Conserve as azeitonas ao abrigo da luz, de preferência no frigorífico. Assim garante por mais tempo as suas características.


Publicado em Sapo Mulher por Maria Paes Vasconcelos - Nutricionista.

Sem comentários: