domingo, 15 de fevereiro de 2009

Fique em forma sem gastar dinheiro

Será que o mesmo desporto, quando praticado no ginásio ou ao ar livre, oferece resultados e benefícios idênticos para a saúde? Nós temos esta e outras respostas.

Running - Correr na passadeira vs Correr ao ar livre

A passadeira é muito menos exigente do que a estrada. Talvez seja por isso que os verdadeiros amantes do atletismo e da boa forma física prefiram correr ao ar livre. Até porque as calorias gastas associadas aos treinos fora do ginásio são significativamente maiores. Mas sabia que há atletas que se preparam para maratonas recorrendo muito às passadeiras de ginásio? É que, segundo Pedro Rocha, da Federação Portuguesa de Atletismo, “a passadeira amortece e absorve a pressão efectuada pelo movimento do atleta, ao passo que o asfalto já requer alguns cuidados especiais, tais como a escolha dos ténis para prevenir as tradicionais lesões a nível dos joelhos e tornozelos”.

Ambas as superfícies têm os seus prós e contras, pelo que a melhor opção é aquela onde se sentir mais cómodo e seguro de si. Para Pedro Rocha, a grande diferença reside no facto de que “ao correr na rua está em contacto directo com os elementos da natureza e o tipo de piso permite manter um ritmo rápido e certo, ao passo que ao correr na passadeira tem ao dispôr uma série de informações como a distância, a velocidade, as pulsações e outros dados”. Sem esquecer que é sempre uma boa opção para o treino naqueles dias mais chuvosos ou muito frios”.

  • Vantagens da passadeira: Segurança a qualquer hora do dia. Ausência de flutuações de temperatura. A superfície é mais aconselhável para as articulações.
  • Vantagens de correr ao ar livre: Os pulmões recebem mais ar. O esforço exigido é maior. Existe um maior gasto calórico.

Natação - Mar vs piscina

Antes de mais, ainda que estejamos a falar do mesmo desporto, a natação trabalha diferentes grupos musculares. Se na piscina o esforço recai essencialmente sobre o bíceps braquial, ombros, bíceps femoral e glúteos; em águas abertas o esforço, além dos músculos anteriormente referidos, vai incidir mais na região lombar (devido à flexão do tronco na respiração frontal), pescoço e psoas (o músculo que une a anca com a perna). Mas as diferenças não ficam por aqui. A respiração também tem de ser feita de maneira diferente. Enquanto que na piscina se respira para os lados, em águas abertas já é necessário uma alternância de três ou quatro respirações laterais com uma respiração frontal para poder corrigir a direcção.

João Cavaleiro, coordenador técnico e treinador de triatlo do C.F. “Os Belenenses”, esclarece que na natação em piscina “os atletas sabem a distância de uma parede à outra e orientam-se por uma linha no chão, estando limitados pelas cordas”. Em águas abertas, a situação torna-se mais complicada, pois “não há uma linha no fundo da piscina para seguir, existe ondulação, correntes e diferentes luminosidades. Tudo isto afecta a orientação, sem nos esquecermos que existe o factor da água poder ser doce ou salgada (a densidade influencia a força exercida na água)”.

  • Vantagens de águas abertas: Trabalha mais grupos musculares.
  • Vantagens da piscina: Como a temperatura da água é mais elevada (27 graus em vez dos 20 graus da água do mar no Verão), torna-se mais agradável de praticar nos dias mais frios.


Ciclismo - Bicicleta estática vs Estrada

O interesse deste desporto é mesmo pedalar. Mas não pense que pedalar no ginásio ou na rua é a mesma coisa. “Uma das grandes diferenças é que na rua treina sozinho e no ginásio existe um instrutor a orientar”, esclarece Pedro Pinheiro, professor de Educação Física, instrutor e formador de Indoor Cycling no Ginásio Boa Forma, em Rio Maior. A modalidade indoor, “ao eliminar factores externos (vento ou obstáculos), permite uma maior concentração do que se pedalar ao ar livre e, por outro lado, os factores motivacionais utilizados (música), movimentos (sentado ou em pé, posições das mãos), as técnicas sugeridas pelo instrutor, a velocidade dos pedais e as cargas aplicadas são factores que determinam a intensidade do esforço”. Contudo, se pedalar ao ar livre, “melhora as capacidades motoras coordenativas, como a destreza, equilíbrio, quinestésica, reacção e ritmo”, realça.

  • Vantagens de ciclismo ao ar livre: O contacto com a natureza permite um maior bem-estar psicológico, uma excelente forma de escape ao stress, uma melhor ventilação, um desenvolvimento das defesas do organismo e uma diversão muito maior. Como, teoricamente, necessita de fazer mais pausas, também não sobrecarrega tanto as articulações do joelho.
  • Vantagens do ciclismo indoor: A técnica requerida é mínima, consegue queimar mais calorias e evita alguns contratempos próprios do ciclismo ao ar livre (trânsito, pedras, lama, chuva, etc.).

Máquina elíptica vs Patinagem em linha

Tudo bem que o movimento é diferente, mas ambas as actividades proporcionam a mesma sensação de deslizamento e trabalham de forma idêntica a região inferior. A diferença é que, a não ser que esteja a ler a Men’s Health na ensolarada Califórnia (na longuíssima praia de Venice Beach, o paraíso dos patinadores e, sobretudo, das patinadoras… sempre em biquini), as ruas das principais cidades não costumam estar adaptadas para a prática deste desporto. Uma chamada de atenção: a não ser que seja um verdadeiro expert nesta matéria, não conte queimar muitas calorias.

  • Vantagens da máquina elíptica: É prática, segura e pode treinar independentemente do seu nível atlético. Além disso, pode ser utilizada em qualquer altura do ano.
  • Vantagens da patinagem em linha: A diversão é tanta que até se esquece que está a treinar.

Máquina de step vs Subir escadas

Um dos exercícios preferidos de qualquer treinador de futebol nas famosas pré-epocas é fazer todos os jogadores subirem e descerem a correr os degraus do estádio onde actuam. Mas será que este é realmente um bom exercício? De acordo com Marco Neves, director técnico do GimLine, em Aveiro, “a utilização de uma máquina de step permite uma maior facilidade em monitorizar a intensidade do esforço, controlar a intensidade cardíaca e a possibilidade de poder contar sempre com acompanhamento profissional”. No entanto, se optar por sair do ginásio e utilizar as escadas da rua ou de um estádio, “tem a possibilidade de praticar desporto ao ar livre, o que permite uma maior circulação de ar para os seus pulmões. Acima de tudo, é um método pouco dispendioso e fácil de praticar”. Tudo bem que nem sempre é fácil encontrar uns degraus ou um vão de escadas livre, mas com um pouco de imaginação e força de vontade, não há impossíveis.

  • Vantagens da máquina de step: É segura, prática e pode exercitar-se enquanto vê televisão.
  • Vantagens de subir escadas: Queima mais calorias, trabalha mais os glúteos e aumenta a massa muscular, pois é obrigado a levantar mais as pernas.


Artigo publicado na edição online da revista Men's Health por João Parreira.

2 comentários:

Anónimo disse...

Olá. Meço 1,58m e peso 59 Kg. Engordei porque deixei de ter tempo de ir ao ginásio e por isso descuidei a minha alimentação e o meu cuidado com o corpo. Pois sou estudante universitária e a época de exames é a minha dor de cabeça para a falta de tempo e conseguir resistir aos doces e ao chocolate.
Por isso decidi em comprar uma máquina para fazer exercício físico em casa uma vez que não tenho disponibilidade de ir ao ginásio. Poderia indicar-me qual a melhor e a que gasta mais calorias? Elíptica ou Passadeira? Qual a melhor? Quais as vantagens de cada uma? Quando ia ao ginasio gostava mais do tapete. Mas como a elíptica é mais barata estou na duvida na qual na qual devo comprar... Obrigada
dianape@sapo.pt

Anónimo disse...

Sou Gorda , e Magra ...
Como tudo o que me aparece à frente e privo-me de bolos goluseimas e comida vomito o que como logo a seguir e perdi uma perna na guerra senão o meu peso era ainda maior !
Meco 1.42m e peso 107KG o que acha que devo fazer para baixaro meu peso?
ANONIMO JI