domingo, 6 de dezembro de 2009

Benefícios do xilitol contra a cárie dentária


De acordo com um novo estudo Norte Americano, a suplementação com xilitol pode reduzir o desenvolvimento de cáries dentárias.“Este é o primeiro estudo a demonstrar que a administração de 8g por dia de xarope de xilitol, em 2 ou 3 doses, durante a erupção dentária em crianças entre os 15 e os 25 meses de idade, reduz a cárie dentária”, afirmaram os investigadores da Universidade de Washington.

A cárie dentária pode começar a desenvolver-se desde os 22 meses nalgumas crianças. De acordo com o CDC, cerca de 28% das crianças até à idade pré-escolar são afectadas por cáries dentárias.

Os investigadores recrutaram 94 crianças com idades entre os 9 e os 15 meses e dividiram-nas aleatoriamente em 3 grupos: 2 grupos receberam 8g de xilitol por dia, em 2 ou 3 doses e o outro recebeu uma única dose de 2,67g de xilitol por dia. Após uma média de 10.5 meses de estudo, verificou-se que 24.2 e 40.6% dos grupos que receberam 2 ou 3 doses diárias de xilitol desenvolveram cáries dentárias, em comparação a 51,7% no grupo controlo. O número médio de cáries dentárias foram de 0.6 e 1.0 nos grupos de 2 e 3 doses, respectivamente, e 1.9 no grupo controlo.

“Os nossos resultados sugerem que a exposição ao xilitol (8g/dia) numa administração tópica oral de xarope 2 vezes por dia durante a erupção dentária primária pode prevenir até 70% o aparecimento de cárie dentária”, explicaram.


Artigo publicado no site da Associação Portuguesa de Dietistas.

Sem comentários: