sexta-feira, 7 de maio de 2010

Come muitas batatas fritas?


Cuidado com as acrilamidas! Elas aumentam o risco de desenvolver cancro do útero e dos ovários

As mulheres que comem batatas fritas todos os dias, industrializadas ou não, correm o dobro do risco de virem a desenvolver cancro do útero e dos ovários, conclui um estudo realizado na Universidade de Maastricht, na Holanda. Os cientistas atribuem os riscos à acrilamida, uma substância química produzida por certos alimentos quando são fritos, grelhados, ou assados.

Os pesquisadores entrevistaram 120 mil pessoas sobre os seus hábitos alimentares e concluíram que as mulheres que ingerem mais acrilamidas sofrem maior risco, segundo o estudo publicado na revista “Cancer Epidemiology, Biomakers and Prevention”. Contudo, especialistas britânicos acreditam que poderão estar envolvidos outros factores, pelo que pedem às mulheres que não entrem em pânico.

Alguns testes de laboratório realizados há já cinco anos mostraram que existe um perigo potencial, mas este estudo é o primeiro a encontrar uma ligação entre as acrilamidas presentes na dieta e o risco de cancro. Os alimentos que tenham ganho cor ou tenham queimado durante a confecção têm muito mais hipóteses de conterem acrilamidas. Porém, os especialistas em alimentos também afirmam que é praticamente impossível eliminar totalmente as acrilamidas da dieta.

Este estudo acompanhou 120 mil voluntários – 62 mil deles mulheres – durante 11 anos. Neste período, 327 das mulheres desenvolveram cancro no endométrio (útero) e 300 desenvolveram cancroer no ovário. A análise dos dados sugere que as mulheres que ingeriam 40 mg de acrilamida por dia – o equivalente a meio pacote de biscoitos ou um pacote de batatas fritas – tinham duas vezes mais hipóteses de desenvolver esses tipos de cancro, em comparação com as que ingeriam menores quantidades de acrilamida. Apesar da dimensão da amostra, os pesquisadores afirmam que os resultados ainda têm de ser confirmados por outras pesquisas.

Segundo a BBC, no Reino Unido, onde a batata frita é um dos “pratos nacionais”, há cerca de 6.400 casos de cancro uterino por ano e sete mil casos de cancro do ovário. Um porta-voz da agência que regulamenta os alimentos no Reino Unido recomenda às pessoas que mantenham uma dieta equilibrada, com bastante fruta e legumes. Especialistas da União Europeia aconselham ainda que não se cozinhe demasiado os alimentos ricos em carbohidratos.

Porém, a médica britânica Lesley Walker, da organização Cancer Research UK, disse que é difícil ter certeza de que os casos de cancro resultam apenas das acrilamidas e não de outros componentes pouco saudáveis da dieta. «As mulheres não devem ficar excessivamente preocupadas com a notícia», disse ao jornal Daily Telegraph. «Não é fácil separar um componente da dieta de todos os outros quando se estudam as dietas complexas de pessoas comuns». Um estudo publicado em 2005 não encontrou nenhuma evidência de que a acrilamida aumenta o risco de cancro da mama.


Artigo publicado em Sapo Saúde por SSD. Fonte: BBC

Sem comentários: