domingo, 30 de maio de 2010

Sessão de Cinesioterapia Respiratória de grupo no Jardim Amália Rodrigues em Lisboa


Dia 30 de Maio, para assinalar o Dia Mundial Sem Tabaco, a Associação Respira, em parceria com a GOLD e SPP, organiza uma sessão de Cinesioterapia Respiratória de grupo no Jardim Amália Rodrigues, em Lisboa.

A iniciativa "Respire Fundo em Lisboa" tem como objectivo sensibilizar a comunidade para a Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC). A DPOC é causada, fundamentalmente, pelo tabagismo, mas também pela poluição ambiental que cada vez mais se faz sentir.

"Os índices de monóxido de carbono e o fumo dos carros prejudicam a nossa saúde e capacidade respiratória”, afirma Luísa Soares Branco, Presidente da Respira.

No Jardim Amália Rodrigues vai ser promovida uma sessão de reabilitação respiratória de grupo, como forma de chamar a atenção para esta patologia. Vamos poder realizar e aprender exercícios simples que ajudam a combater a fadiga e a falta de ar em esforço.

Paula Simão, pneumologista, explica que “a reabilitação respiratória é dirigida a doentes respiratórios crónicos e ensinam técnicas de relaxamento, de controlo da ventilação e da falta de ar. Este método ajuda a prevenir as crises, a reduzir os sintomas e a incapacidade de uma forma geral. Tudo isto se traduz no aumento da qualidade de vida”.

Segundo a Respira “a reabilitação respiratória é ainda subutilizada em Portugal, pois temos apenas 11 centros para 100 mil pessoas diagnosticadas e perto dos 500 mil doentes estimados. É urgente criar condições de igualdade de acesso a esta modalidade terapêutica para todos os doentes. Não podemos aceitar que só os doentes dos grandes centros urbanos tenham possibilidade de beneficiar deste acompanhamento”.

PROGRAMA:
• 11h00 Concentração no Parque Eduardo VII (Topo Norte)
• 11h30 Sessão de Cinesioterapia Respiratória de Grupo – Jardim Amália Rodrigues (Anfiteatro Panorâmico)
• 12h15 Largada de Balões

Sobre a Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica:
A Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica – DPOC - é uma das doenças respiratórias crónicas causadas pelo tabaco. Estima-se que em Portugal exista já meio milhão de portugueses com esta patologia, que muitos ainda desconhecem. Cerca de 80% das situações clínicas da DPOC são provocadas pelo tabaco.

A partir dos 40 anos fumadores e ex-fumadores entram no grupo de risco desta doença, na ausência de rastreio permanecerão sub diagnosticadas e sub tratados. Tosse persistente, fadiga, dificuldades em desempenhar tarefas simples e quotidianas, são sinais que devem servir de alerta.

Artigo publicado em Sapo Saúde.

Sem comentários: