quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Mantenha-se elegante....com chá verde!

Catequinas do chá verde ajudam a reduzir a gordura abdominal

Seja Verão ou Inverno, todas as estações do ano são boas para beber chá verde. São vários os benefícios para a saúde reportados a este chá milenar...e a responsabilidade está nas catequinas presentes na planta. As catequinas do chá verde conferem uma protecção natural contra as doenças cardiovasculares, ao mesmo tempo que são um forte aliado para todos os que querem reduzir a gordura abdominal. (a)

Assim, ao mesmo tempo que está a beber uma chávena de chá verde pode estar a proteger o seu organismo dos efeitos nocivos da poluição ou dos maus hábitos alimentares, pois as catequinas, um fitonutriente da família dos polifenóis, tem uma forte acção antioxidante. E como, de todos os chás, é o menos fermentado, preserva assim uma maior quantidade de catequinas.

Na verdade, é possível encontrar estes protectores naturais em outros alimentos como a fruta, os produtos hortícolas ou mesmo o cacau, embora em menores quantidades. O chá verde contém uma maior quantidade de catequinas e por isso actua de uma forma mais eficaz no organismo. Inclusive, já existe no mercado chá verde com o dobro das catequinas.

A acção das catequinas

A acção destes antioxidantes, reconhecida pela comunidade científica, pode ajudar a proteger as células e os órgãos vitais do efeito nocivo dos radicais livres. Por outro lado, podem ajudar a reduzir, de forma natural, alguns factores de risco associados ao desenvolvimento das doenças cardiovasculares e alguns tipos de cancro.

Mas os benefícios das catequinas são mais abrangentes. Recentemente, estudos asiáticos realizados junto da população onde o consumo de chá verde é bastante comum, concluíram que o ingestão diária de catequinas estava associada à redução da gordura abdominal, uma das formas de obesidade mais perigosas e um factor de risco da doença cardíaca e da diabetes. A relação directa entre estes antioxidantes naturais do chá verde e a possibilidade de controlar o peso, desde que integrada numa alimentação equilibrada, está provada em inúmeros estudos científicos.

O último que reforça esta relação causa/efeito foi publicado, em Junho de 2007, na revista “Obesity”. De acordo com as conclusões da equipa coordenada pelo investigador japonês Tomonori Nagao, o consumo regular de chá verde com um teor mais elevado de catequinas pode ajudar a reduzir a gordura corporal, ao mesmo tempo que reduz o perímetro da cintura. O estudo asiático decorreu durante doze semanas e contou com a colaboração de 240 voluntários, homens e mulheres, com obesidade abdominal, com uma média de idades que rondava os 41,7 anos.

Os voluntários foram divididos em dois grupos e ambos os grupos convidados a ingerir, diariamente, uma quantidade específica de chá verde. O que variava era a quantidade de catequinas – 583mg de catequinas (grupo da experiência) ou 96mg de catequinas (grupo de controlo). Os voluntários foram aconselhados para manter os mesmos hábitos alimentares e de actividade física. Ao fim de doze semanas, com medições diárias e controlo da massa corporal, os resultados apontaram que os indivíduos do grupo que ingeriu a maior quantidade de catequinas perderam 1,7 quilos. Ou seja, verificaram uma redução da gordura abdominal (circunferência da cintura) em 2,5% e reduziram a gordura visceral em 10,3 cm3.

Estas diferenças foram registadas tanto no grupo dos homens como no das mulheres. Em nenhum dos grupos foi detectado qualquer tipo de efeito secundário desencadeado pelo consumo continuado do chá mais rico em catequinas. O investigador acredita que a redução dos valores da tensão arterial e da hipercolesterolemia poderá estar associada à perda de massa gorda. Independentemente da razão, a verdade é que a redução destes factores de risco diminui o risco de doença cardiovascular e, por outro lado, actua no sentido de prevenir a síndrome metabólica, directamente associada à obesidade.

Benefícios comprovados

Para reforçar estas conclusões, outros trabalhos científicos adiantam que as catequinas podem exercer uma influência positiva sobre o metabolismo, já que contribuem positivamente para a distribuição correcta da gordura pelo corpo. Todos estes resultados têm vindo a impulsionar novos estudos com vista a estabelecer a relação entre as catequinas e a redução do perímetro abdominal. Restam assim poucas dúvidas de que o consumo de chá verde com um reforço de catequinas, e sem adição de açúcar, pode ter um impacto benéfico na redução da gordura, particularmente na zona abdominal.

Assim sendo, o consumo de catequinas torna-se um aliado na gestão do peso. Mas lembre-se, um só alimento não possui todos os nutrientes essenciais, pelo que é necessário adoptar um estilo de vida saudável. Uma alimentação rica e variada, o aumento do consumo de frutas e verduras e a prática de exercício físico – bicicleta, natação, andar a pé ou mesmo dançar – são estratégias essenciais para ter uma vida mais saudável. E é neste contexto de vida saudável que as catequinas podem ajudá-lo(a) a manter o corpo em boa forma e a manter o seu organismo em equilíbrio.

(a) Tomonori Nagao, Tadashi Hase and Ichiro Tokimitsu; A Green Tea Extract High in Catechins Reduces Body Fat and Cardiovascular Risks in Humans; Obesity; 15:1473-1483 (2007)



Artigo publicado em Sapo Saúde

Sem comentários: