quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Noz de cola

Já ouviu falar em noz de cola? Apesar de estar presente em alguns produtos disponíveis em Portugal, a maior parte das pessoas ainda não descobriu este ingrediente secreto que beneficia a saúde. A noz de cola é um forte estimulante e antioxidante, que melhora a concentração, aumenta o poder de resistência e diminui o apetite. Além destes benefícios, ainda tem um efeito ligeiramente afrodisíaco, intensificando a sensação no toque.

No dia-a-dia, podemos encontrar a noz de cola em algumas bebidas com e sem álcool e em suplementos nutricionais. No seu estado mais puro, em ervanárias, onde o seu composto pode ser utilizado como infusão de chá. Devido às suas propriedades excepcionais, a noz de cola é utilizada para o tratamento de depressões, cansaço, diarreias, enxaquecas, para facilitar a digestão, diminuir as náuseas, reduzir o peso e prevenir o mau hálito. Os efeitos secundários da noz de cola são similares aos do café, nomeadamente inquietação e insónias.


Onde nasce?

A noz de cola é uma semente que cresce em árvores, apenas em algumas regiões do mundo, como na África Ocidental (entre a Serra Leoa e o Congo), Jamaica, Brasil, Indonésia e Sri Lanka. A Nigéria é o principal produtor mundial de noz de cola, estando a sua produção avaliada em cerca de 150 mil toneladas anuais. Na Jamaica e no Brasil, é consumida como estimulante sexual.

Em muitos dos rituais realizados, um pouco por todo o continente africano, a noz de cola é mascada, sendo considerada sagrada pelos muçulmanos. Em África, Ásia, América do Sul (sobretudo no Brasil), Estados Unidos da América e Jamaica, a noz de cola é utilizada em cerimónias de adivinhação, invocação de espíritos e lançamento de feitiços. A noz era utilizada originalmente para produzir refrigerantes de cola, mas foi substituída por aromatizantes artificiais visando diminuir os custos de produção em massa.

Artigo publicado em Sapo Saúde

Sem comentários: