sexta-feira, 5 de março de 2010

As novas margarinas, são mesmo mais saudáveis e ligeiras?


Têm um baixo teor de gordura saturada e não contêm gorduras trans nem colesterol.

Assim são feitas as margarinas actualmente, para que desfrute do seu sabor sem acumular gordura desnecessariamente nem toxinas prejudiciais para a sua saúde.

Se é daquelas pessoas que coloca a margarina e a manteiga no mesmo saco, continue a ler. A margarina é uma gordura semi-sólida com um aspecto semelhante ao da manteiga, mas que contém bastante água. O seu ingrediente principal é a gordura de óleos vegetais (milho, girassol, soja, etc.), e o segundo, a água.

A manteiga contém 739 calorias por cada 100 g. As margarinas mais ligeiras não ultrapassam as 328. Actualmente, são mais saudáveis graças aos avanços tecnológicos que permitiram reduzir um terço da proporção de gorduras e eliminar os ácidos gordos trans (gorduras hidrogenadas), muito prejudiciais para a saúde por aumentarem o risco de doenças cardiovasculares e alguns tipos de cancro.

Como alimento, a margarina é uma excelente fonte de vitaminas A e E. Algumas delas também contêm vitaminas D e B2 ou riboflavina. As mais recentes são enriquecidas com fibra ou fitoesteróis, que ajudam a reduzir o chamado colesterol mau (LDL), e minerais como o cálcio.

Como deve guardá-la?

Para conservá-la sem que perca nem altere nenhuma das suas propriedades, guarde-a sempre no frigorífico. A temperatura ideal deve rondar os 0,5º C e deve ser conservada na embalagem até ser consumida. Uma vez aberta, convém tapar bem a embalagem para evitar que fique rançosa em contacto com o ar, dando lugar à perda de vitaminas, gorduras e ácidos gordos essenciais, para além de alterar o seu sabor, cor, textura e aroma.

Por isso, quando os especialistas recomendam a ingestão dos fitoesteróis da margarina (ou de qualquer outro produto enriquecido) para baixar os níveis de colesterol, ou enriquecer o pão do lanche com manteiga para que tenha mais vitaminas, o produto deve estar em perfeito estado de conservação. Se não, é provável que o seu benefício extra desapareça.

Margarina ou manteiga?

A manteiga é uma gordura 100% animal, rica em gorduras saturadas (más), gorduras trans e colesterol. A margarina é produzida a partir de óleos 100% vegetais, é rica em gorduras insaturadas (boas), designadamente ácido linoleico (ácido gordo essencial para o organismo), e não contém gorduras trans nem colesterol.


Artigo publicado em Sapo Saúde. Texto de Madalena Alçada Baptista .

Sem comentários: