quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Consumo de água e leite desnatado pode ajudar a prevenir crises de gota


Há uma nova razão para se consumir bastante água e leite desnatado: ambos podem ajudar a prevenir crises de gota, concluiu um estudos apresentado no Encontro Anual do American College of Rheumatology.

A gota é um tipo de artrite que ocorre mais em homens de meia-idade com excesso de peso, causada pela formação de cristais de ácido úrico nas articulações.

De acordo com os autores, embora a condição tenha um factor genético, não há dúvidas de que o estilo de vida pode contribuir para a doença. E nessa perspectiva, a desidratação é considerada um factor desencadeante dos ataques dolorosos.

Num dos estudos, que avaliou 535 pessoas que tinham sofrido do problema recentemente, investigadores neozelandeses observaram que o facto de os participantes terem bebido de cinco a oito copos de água nas 24 horas anteriores à pesquisa estava associado a 40% menor risco de ter uma crise de gota do que se tivessem tomado apenas um ou nenhum copo.

Em consonância com estudos anteriores, os cientistas demonstraram também que o leite desnatado pode ajudar a reduzir os riscos de gota.

Testes com 16 voluntários indicaram que a bebida reduzia em 10% os níveis de ácido úrico na urina num período de três horas, enquanto o consumo de leite de soja estava associado a um aumento nos níveis do ácido ligado às crises de gota.

Como comparação, um medicamento que trata a condição reduz os níveis da substância em 20% a 30%.

Segundo os autores, a protecção do leite seria atribuída à vitamina B13 –, que promove a remoção do ácido úrico dos rins. Porém, eles destacam ainda ser prematuro fazer recomendações sobre o consumo de água e leite contra gota.



Artigo publicado em Sapo Saúde em 22-10-2009.

Sem comentários: