sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

As virtudes terapêuticas da acelga

Perfeita para as dietas de emagrecimento, a Acelga pode ainda ser benéfica para outros problemas de saúde.

A acelga (Beta vulgaris) é um legume originário da bacia mediterrânica, cujas folhas são diuréticas e ligeiramente laxativas. Contém vitaminas (A, B1, B2, C, K e PP) e oligoelementos (ferro, magnésio, cobre, cálcio e potássio). Como é muito rica em fibras, favorece o trânsito intestinal e é o legume perfeito para as dietas de emagrecimento.

A acelga é ainda benéfica para alguns problemas de saúde, como a inflamação do tracto urinário e os cálculos (decocção), a amenorreia, a obstipação e as hemorróidas (decocção), e a epilepsia (suco inalado). As suas folhas cozidas e reduzidas a pasta podem ser utilizadas em cataplasma para aliviar queimaduras, abcessos e furúnculos.

Como a cozedura destrói em parte o ácido oxálico que a acelga contém, prefira a cozedura a vapor. Evite comprar as acelgas pré-cozinhadas. Na salada, escolha as folhas mais tenras. A sua conservação não deve ultrapassar quatro dias no frigorifico, mas a acelga suporta a congelação após um branqueamento de dois minutos.

Apesar de ser recomendada para os idosos no Inverno, a acelga é contra-indicada para os diabéticos e não é aconselhada para as pessoas que seguem uma dieta hiposódica severa ou que sofrem de cálculos renais (litíase oxálica).


Artigo publicado em Sapo Saúde por Jean-Claude Rodet.

Sem comentários: