sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Os melhores alimentos anti-stress - Parte 2


ALCAÇUZ
A raiz de alcaçuz contém glicirricina, um composto que inibe a libertação de cortisol e que ajuda o corpo a lidar com o stress. Também contém isoflavonas, que se utilizam para tratar os sintomas da depressão.

AMÊIJOA
Cientistas do Hospital Universitário de Kuopio, na Finlândia, descobriram que as pessoas com baixos níveis de vitamina B12 têm mais probabilidades de vir a cair numa depressão. As amêijoas são um dos alimentos mais ricos nesta vitamina e são muito saborosas e fáceis de preparar.

TORANJA
Rica em ácido fólico, crucial no transporte de oxigénio ao cérebro, a toranja também tem um papel chave na produção de serotonina. Um estudo da Universidade de Tufts, em Boston (EUA), revelou que os níveis deste folato no sangue eram mais baixos nos pacientes deprimidos.
Experimente-a grelhada com uma pitada de açúcar amarelo e tabasco.

TRIGO
A trimetilglicina (TMG) contribui para a produção de vários compostos cerebrais que melhoram o estado de espírito, a energia, o bem-estar, a capacidade de alerta, a concentração e a acuidade visual. As melhores fontes são o farelo e o gérmen de trigo. Por isso, opte pelo trigo integral quando compra pão ou cereais.


Artigo de Pedro Lucas publicado na edição online da revista Men's Health.

Sem comentários: