domingo, 10 de janeiro de 2010

Vai-te embora ó stress - 6 estratégias para não cair nas suas malhas


O stress contagia-se? Claro que sim!

E que exasperante pode ser deixar-se apanhar pelos nervos dos outros.

O melhor conselho é evitá-lo. Como? Basta adoptar comportamentos e gestos que farão, seguramente, toda a diferença:

  1. Durma 7 ou 8 horas por dia para o seu corpo recuperar.
  2. Não permita que nada nem ninguém perturbe a opinião que tem de si mesma. Podem dizer-lhe o que quiserem mas é a si que cabe saber se lhes vai dar crédito ou não.
  3. Reinterprete as situações a seu favor. Às vezes, o que lhe parece um drama, não é. Está cansada ou irritada e qualquer palavra a perturba. Pergunte a si mesma se o que lhe disseram é assim tão importante. Nestas ocasiões, o psicólogo Fernando Magalhães aconselha-nos a darmos uso ao nosso sentido de humor.
  4. Não se deixe ir a baixo perante desafios, erros ou contratempos. Veja-os como experiências. Depois, de os superar, serão enriquecedores para si.
  5. Pratique desporto. Andar a pé, correr... não importa a escolha, o exercício físico é sempre um óptimo anti-stress. Mas, atenção, se jogar em equipa não deixe que o espírito de competição a impeça de descarregar tensões.
  6. Desenvolva boas relações sociais e de amizade. «São dois dos melhores antídotos contra o stress», revela o psicólogo Fernando Magalhães.

Artigo publicado em Sapo Saúde. Texto de Madalena Alçada Baptista. Responsabilidade editorial e científica da informação da revista Prevenir.

Sem comentários: