domingo, 2 de maio de 2010

O desporto certo para cada problema


O melhor descanso é praticar exercício e manter-se activo. Não obstante, nem todos os corpos são iguais.

Cada qual tem os seus problemas, e uns adaptam-se a alguns desportos melhor do que outros. Siga as seguintes recomendações:

Cardiopatias
A actividade mais completa é a natação, uma vez que a sua prática continuada aumenta a resistência cardiovascular até 30%.

Colesterol alto
O ténis e o futebol são excelentes queimadores de gorduras. Não convêm a pessoas com pé chato, tendinites, artroses ou problemas nos joelhos, pulsos e cotovelos.

Dores musculares e stress
O pedestrianismo é ideal para praticar ao ar livre e partilhá-lo com a família ou amigos. Caminhar melhora a capacidade aeróbica (de utilizar o oxigénio para gerar a energia que será gasta durante a actividade física), tonifica os músculos, alivia as contracções e elimina as tensões. É o exercício perfeito para pessoas sedentárias e principiantes.

Excesso de peso
Correr é um desporto indicado para emagrecer porque queima gorduras, hidratos de carbono e água. Para o praticar é importante usar sapatos cómodos e flexíveis, e correr logo de manhã ou ao fim da tarde.

Artigo publicado em Sapo Saúde. Responsabilidade editorial e científica da informação é da revista Prevenir.


1 comentário:

Rui disse...

Aconselhar corrida a pessoas com excesso de peso não me parece muito lógico, pois poderá sobrecarregar as articulações.
A natação (embora algumas pessoas com excesso de peso se possam sentir inibidas em fato de banho) e o remo parecem-me actividades muito mais adequadas.