sexta-feira, 18 de abril de 2008

Substâncias Nutricionais - Parte 1




As vitaminas são substâncias encontradas nos alimentos em pequena quantidade, mas indispensáveis para o funcionamento normal do organismo. Quando há deficiência ou falta completa de vitaminas na dieta, ou quando elas se perdem pelo processo de cozedura dos alimentos, estabelece-se um quadro de Desnutrição e Avitaminose. São conhecidas cerca de 17 vitaminas, sendo as principais:


VITAMINA A
Mantém a saúde dos tecidos da pele, do globo ocular e das mucosas em geral. A sua carência na alimentação resulta em perturbações visuais, escamação da pele, garganta ressequida, cabelos fracos e cegueira nocturna.

Principais fontes: Abacate, Acelga, Abóbora, Brócolos, Caju, Chicória, Mamão, Melão, Cenoura, Espinafre, Manga e Pêssego.


VITAMINA B1
Regula a eliminação de substâncias inúteis ao organismo. Estimula o apetite, favorecendo o desenvolvimento físico e regula o sistema nervoso. A sua carência resulta em inapetência, dificuldade digestiva, dores musculares e debilidade nervosa.

Principais Fontes: Amêndoa, Amendoim, Arroz integral, Aveia, Castanha, Levedura de cerveja.


VITAMINA B2
Responsável pela alimentação das células cerebrais e nervosas em geral. Contribui também para a manutenção dos tecidos de pele e dos olhos. A sua ausência do organismo resulta em lesões na língua, nas mucosas da boca, e em redor do nariz. Para além disso torna os lábios secos e a língua avermelhada e pode causar distúrbios oculares, tais como catarata ou o glaucoma.

Principais Fontes: Abacate, Amêndoa, Amendoim, Brócolos, Castanhas, Espinafre, Feijão Branco, Levedura de cerveja.


VITAMINA B5
Assim como as restantes vitaminas do grupo B, a B5 (Niacina) age sobre os tecidos da pele e sobre as células nervosas. Além disso, influi favoravelmente nas funções do aparelho digestivo. A sua carência resulta em Dermatose, Diarreia e Manchas da Pele.

Principais Fontes: Amendoim, Castanha, Levedura de cerveja, Pimentão e Trigo Integral.


VITAMINA B6
Também age sobre as células nervosas e os tecidos da pele.

Principais Fontes: Farelo de Trigo (fibra), Germe de Trigo, Leite, Levedura de cerveja e Banana.


VITAMINA B12
Combate os vários tipos de Anemia, actua sobre as células nervosas e favorece a absorção das proteínas e aminoácidos. Sua carência resulta em anemia perniciosa e perturbações nervosas.

Principais Fontes: Amêndoa, Batatas, Cereais Integrais, Germe de Trigo, Leite, Levedura de Cerveja, Hortaliças de cor verde.


Artigo de Gardência Martins publicado no site Mombaça Online.

Sem comentários: