domingo, 13 de abril de 2008

Os Motivos para comer salmão


Os especialistas Robert Goldberg e Joel Katz, da Universidade York, em Toronto, Canadá, revelaram que suplementos de ômega-3 podem reduzir a dor decorrente de inflamações. O ômega-3 é uma gordura polisaturada abundante em peixes de águas frias e profundas, como o salmão e a sardinha.


CÓLICAS

Os especialistas analisaram 17 estudos, num método chamado meta-análise, e concluíram que os pacientes que tomaram ômega-3, em três ou quatro meses afirmaram sentir menos dor (Neste caso dores reumáticas e cólicas menstruais).

“Os pesquisadores relataram que houve um efeito analgésico importante, mas não podem afirmar ainda qual a dose eficaz. Observaram também que algumas pessoas parecem ser mais susceptíveis a esse efeito do que outras, o que estaria determinado pela predisposição genética”, diz Marco Dias Leme, nutricionista do Grupo de Dor do Hospital das Clínicas e que apresentou a novidade, em Julho, durante o II Congresso Brasileiro de Nutrição Integrada, que aconteceu em São Paulo.


EFEITO ANALGÉSICO

Segundo a nutricionista Maria Izabel Lamounier de Vasconcellos, de São Pau­lo, esse é um novo foco para o auxílio do paciente com dor. “No seu processo de digestão, o ômega-3 divide-se em minúsculas substâncias, que têm uma acção anti-inflamatória sobre as células”, explica. Ela frisa no entanto, que essas substâncias podem ter um efeito ainda melhor se tivermos uma ingestão correcta de vitamina E.

“Essa vitamina, presente no azeite e nos óleos de soja e milho, entre outras fontes, ajuda a manter a membrana da célula íntegra e protege contra o estímulo da dor. É um coadjuvante, portanto, do ômega-3.”

O médico e acupunturista Marcius Luz, de São Paulo, explica que o ômega-3 concorre com outros transmissores do impulso nervoso. “Imagine três escadas rolantes, que seguem para o mesmo lugar. O que o ômega-3 faz é subir numa delas e bloquear a passagem da dor. É uma vantagem. Mas é bom entender que só isso não substitui a necessidade de medicamentos”, considera. Pelo menos, ainda não.


QUANTO INGERIR?

Embora não se saiba a quantidade diária de ômega-3 eficiente para minimizar a dor, existe a recomendação geral para que a população consuma salmão ou sardinha frescos três vezes por semana. É uma acção preventiva!


Artigo de Kátia Stringueto para a Revista Bons Fluidos publicado no site http://blogvisao.wordpress.com em 09-08-2007

Sem comentários: