sexta-feira, 11 de abril de 2008

Alimentos contra o Colestrol

O Colesterol alto

A hipercolesterolemia é diagnosticada quando os níveis de colesterol total superam os 200 mg/dl. O mesmo também acontece quando os níveis de LDL (colesterol mau) são superiores a 130 mg/dl ou os de HDL (bom colesterol) inferiores a 35 mg/dl, no homem, e 40 mg/dl na mulher.

Alimentos que ajudam a combater o colestrol alto:
  • Arroz
    Um estudo da Universidade de Rochester revelou que o nível de colesterol LDL diminui até 62% com a ingestão de tocotrienol, uma forma de vitamina E presente na casca do grão de arroz. Trata-se de um poderoso antioxidante, cada vez mais estudado, devido a este espectacular efeito sobre os lípidos de alta densidade (LDL).

  • Cebola
    A elevada quantidade de aliína que contém facilita a circulação do fluxo sanguíneo, evitando a formação de placas de colesterol nas artérias.

  • Maçã
    Contém metionina, um aminoácido essencial que participa no metabolismo das gorduras, regulando os níveis de colesterol no sangue.

  • Mirtilos (Arando ou Uva-do-monte)
    As suas antocianinas previnem a oxidação do colesterol e liquidificam o sangue, prevenindo as placas de ateroma (lesão nas artérias provocadas pelo depósito de colesterol).

  • Peixes azuis (atum, sardinha, truta, salmão, arenque, cavala, enguia)
    Os organismos internacionais de Nutrição recomendam a ingestão de 1 a 1,5 g por dia de ácidos gordos ómega-3, o que equivale a cerca de três porções de peixe azul por semana. Estes ácidos gordos têm especial importância na inibição plaquetária, ou seja, são bons aliados da saúde das artérias.

  • Abacate
    Tem fama de ser muito calórico (e, de facto, é, apesar das suas gorduras serem saudáveis), mas ingerido com moderação é um bom regulador do colesterol, graças às suas gorduras insaturadas.

  • Iogurte com prebióticos
    Os prebióticos em geral diminuem o pH do aparelho digestivo. Tal acontece devido aos ácidos gordos da cadeia curta que contêm. Segundo investigações recentes, um deles, o propiónico, participa activamente na inibição da síntese de colesterol no fígado.

  • Citrinos e Kiwi
    Estas frutas, ricas em vitamina C e E (fabulosos antioxidantes), evitam a formação de trombos (coágulo sanguíneo no interior de um vaso), uma vez que contrariam a oxidação do LDL (mau colesterol), responsável pela formação de ateromas e impedem a captação de colesterol por parte dos vasos sanguíneos.

  • Fibras
    As fibras beneficiam o nosso organismo de diversas formas, uma delas é no momento da absorção dos nutrientes: as fibras são consideradas como esponjas e absorvem para o seu interior as gorduras alimentares, prevenindo a absorção de gorduras para a nossa corrente sanguínea.

Recomendações:

Modere a ingestão de excitantes como o café e o chá preto, que aceleram a circulação sanguínea podendo levar à formação de ateroma (placa de gordura nos vasos sanguíneos que leva ao bloqueio da circulação sanguínea, provocando doenças cardiovasculares).

E reduza a ingestão de carnes gordas, enchidos, fumados, molhos e fritos. Atenção a estes elementos da nossa alimentação pois são superpoderosos no aumento do colesterol LDL.


Excerto de artigo publicado por Madalena Alçada Baptista, no site Saúde do Sapo, da responsabilidade da revista Prevenir. Revisão científica: Dra. Magda Roma (nutricionista)

Sem comentários: