quarta-feira, 23 de abril de 2008

Alimentos contra a Diabetes

A Diabetes

Ocorre quando há um aumento dos níveis de açúcar (glicose) no sangue. Isto é, quando estes níveis são superiores a 110 mg/dl sanguíneo, situação denominada hiperglicemia.

Combata-a com:

  • Lacticínios
    Muitos pacientes com diabetes tipo 2 têm falta de zinco, pelo que se aconselha a ingestão de alimentos ricos neste mineral. Os derivados de leite são os mais importantes. O ideal é optar pelos lacticínios magros e por aqueles que são enriquecidos com as vitaminas que se perdem durante o processamento destes alimentos, como a E.

  • Frango
    Particularmente as coxas, que têm um alto conteúdo de zinco. Prefira cozinhá-lo sem pele e lembre-se que não é recomendável comê-lo frito, para não anular as vantagens desta carne magra.

  • Canela
    A medicina chinesa valoriza bastante esta especiaria, uma vez que ajuda o organismo a processar insulina de forma muito eficaz.

  • Cebola
    Tanto crua como cozida, reduz os níveis de açúcar no sangue. A causa pode estar na influência que exerce sobre o metabolismo da glicose no fígado, ou na insulina que liberta.

  • Brócolos
    A sua riqueza em crómio é a chave dos seus benefícios em caso de desequilíbrio no nível de glicose no sangue. O crómio melhora a eficácia da insulina e regula os seus níveis.

  • Pólen
    Elaborado pelas abelhas, é um autêntico multivitamínico natural e uma boa fonte de zinco. Para além disso, aumenta a resistência das paredes capilares prevenindo, assim, as hemorragias cerebrais e cardíacas.

  • Massa e arroz integral
    É uma excelente fonte de energia para os diabéticos, composta por hidratos de carbono de absorção lenta, que tornam vagarosa a passagem de glicose pelo sangue. De qualquer das formas, se padecer desta doença, cinja-se às quantidades autorizadas pelo seu médico.

  • Vinagre
    De acordo com um recente estudo da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, tomar duas colheres de vinagre antes ou durante as refeições principais reduz visivelmente a concentração de insulina e de glicose no sangue depois das refeições.

  • Fibra
    Para além de absorver a gordura para o seu interior, também absorve o açúcar alimentar. ajuste o volume de fibra a ingerir de acordo com as indicações do seu médico.

Excerto de artigo publicado por Madalena Alçada Baptista, no site Saúde do Sapo, da responsabilidade da revista Prevenir. Revisão científica: Dra. Magda Roma (nutricionista)

1 comentário:

. disse...

Não é com massas e arroz, integrais ou não, que se trata a diabetes. Aqui ficam algumas ideias sobre o assunto: http://www.canibaisereis.com/2009/02/10/diabetes-e-hidratos-de-carbono/