sexta-feira, 6 de junho de 2008

Combinação de alimentos - Boas Combinações - I


Todos nós estamos mais ou menos identificados com as propriedades que alguns alimentos possuem e que em muito beneficiam a nossa saúde, como atestam alguns artigos publicados neste Blog.

No entanto, o resultado da combinação de alguns alimentos, é ainda pouco conhecido. Um artigo publicado na revista Sábado, permitiu identificar algumas combinações positivas e outras negativas.


Tomate + Azeite

Já aqui vimos que o tomate é rico em propriedades antioxidantes, que protegem o organismo contra algumas doenças e ajudam a combater o envelhecimento das células (que muitas vezes conduz ao cancro). Também já vários estudos comprovaram que o consumo regular do tomate (maduro) pelos homens, faz reduzir as probabilidades de virem a desenvolver cancro da próstata.

O poder do tomate aumenta quando o mesmo é cozinhado, mas mesmo cru, o tomate é sempre benéfico. Por isso, se lhe juntarmos azeite, no seu tempero, para além de beneficiarmos também das suas propriedades, conseguimos que uma maior absorção dos carotenóides, que têm a função antioxidante.

Assim, consumir tomate é bom, consumir azeite é bom e consumir tomate temperado com azeite é muito bom, pois não só beneficiamos das propriedades de cada um, como da junção dos dois alimentos.

O caretonóide do tomate também reduz o risco cardiovascular e de cataratas.


Massa + Grão

Não é muito comum comermos massa com grão, pois são alimentos que aparentemente não combinam, até pelos pratos a que estão associados: a massa à carne e o grão ao bacalhau, por exemplo. No entanto, a combinação, apesar de estranha, é de facto muito benéfica.

O grão ( e também o feijão) completam a proteína da massa, com um componente, a litina, que esta não possui e que é um importante aminoácido que precisamos para fazer crescer e regenerar os nossos tecidos. Este aminoácido não é produzido pelo nosso corpo e é também essencial aos ossos e cartilagens e ajuda a produzir enzimas, hormonas e anticorpos.


Pêra + Cogumelos

Os cogumelos são um dos alimentos importantes na nossa alimentação, pois são ricos em potássio, que contraria o efeito nocivo do sódio ou do cloreto de sódio (sal de cozinha), reduzindo por isso a tensão arterial. O facto de terem poucas calorias é também uma vantagem, visto que o seu consumo poderá ser feito sem grandes preocupações, até porque são ricos em vitaminas, proteínas, água e sais minerais.

Após uma refeição com cogumelos, se comermos uma pêra (rica em potássio, tal como a banana mas esta mais calórica), estaremos a controlar com maior eficácia os níveis da tensão arterial.


Resumo de artigo publicado no número 213 da revista Sábado de 29 de Maio de 2008, da autoria de Isabel Lacerda e com intervenções de Pedro Moreira, vice-presidente da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto e de Alexandra Bento, presidente da Associação Portuguesa de Nutricionistas.

Sem comentários: