domingo, 8 de junho de 2008

Combinação de alimentos - Boas Combinações - II



Vejamos mais uns exemplos de combinações positivas de alimentos, oriendos do artigo publicado na revista Sábado.


Feijão + Laranja ; Saladas Verdes + Limão

Os brasileiros têm o hábito de juntar na feijoada, algumas rodelas de laranja. O feijão e a laranja são uma boa combinação dado que a vitamina C potencia o ferro do feijão, dado que o ferro vegetal não é tão facilmente absorvível quanto o animal e ajuda o organismo a aborvê-lo.

Outro alimento rico em ferro são o agrião e a rúcula, que normalmente consumimos em salada. Uma vez temperadas com limão, haverá maior aproveitamento do ferro que tem uma participação nas trocas de oxigénio dióxido de carbono entre os pulmões e os restantes ógãos e previne a anemia.


O correcto aproveitamento dos nutrientes

Uma boa forma de não desperdiçar nutrientes é nunca misturar proteínas com hidratos de carbono, pois as primeiras são assimilidas no estômago (meio ácido) e os hidratos de carbono no duodeno (meio alcalino). As proteínas, presentes no peixe e na carne, não deverão ser combinadas com os hidratos de carbono, presentes no arroz, na massa e na fruta, pois quando consumidos numa refeição, apenas um que não srá aproveitado em pleno. O ideal será acompanhar o carne ou o peixe com verduras, pois estas são um elemento neutro que não influencia a digestão dos restantes alimentos.

Assim, um bife com salada ou com legumes é uma excelenete escolha, mas já com tomate... não, pois o tomate é um fruto e por isso tem hidratos de carbono.


A luta contra as gripes e constipações

Todos nós sabemos a importância da ingestão de líquidos, para evitar a desidratação, quando estamos engripados e com febre. Se os líquidos contiverem vitaminas, sobretudo a C, tanto melhor. Por isso, uma refeição com sopa de legumes e complementada com um prato de fruta tropical, é o ideal para combater esses vírus. É ainda preferível comer uma laranja a beber sumo do mesmo fruto, pois a vitamina C em contacto com o ar, perde-se ao fim de alguns minutos. O kiwi é também uma fruta a ter em conta, pois curiosamente até possui o triplo de vitamina C relativamente à laranja.



Resumo de artigo publicado no número 213 da revista Sábado de 29 de Maio de 2008, da autoria de Isabel Lacerda e com intervenções de Helena Saldanha e Helena Coutinho, médicas especialistas em nutrição, Patrícia Almeida Nunes, directora do serviço de dietética e nutrição do Hospital de Santa Maria.

Sem comentários: