domingo, 15 de junho de 2008

Futebol contra o cancro

Selecção Nacional de Futebol angaria 9300 euros

Jogadores Portugueses aceitaram desafio “Em cheio na cura para o cancro” e mostraram a sua solidariedade. Os vídeos desse desafio estarão disponíveis no site do projecto, em http://www.futebolcontraocancro.com/.

Nas vésperas do Euro 2008, os jogadores da Selecção Nacional de Futebol participaram numa actividade diferente. O objectivo não era marcar um golo, mas sim acertar na trave da baliza. Com esta actividade foi feito um donativo para a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) no valor de 9 300 euros que foram angariados para investigação em oncologia. Agora, a Selecção Nacional “passa a bola” à população em geral para todos contribuam para esta causa.

“Em Cheio na Cura para o Cancro” foi a primeira iniciativa da recém apresentada Campanha “Futebol Contra o Cancro” que junta Paulo Sousa, ex-jogador e internacional português, à LPCC na sensibilização da população para esta doença. A Selecção Nacional ofereceu ainda à LPCC uma Camisola autografada por todos os jogadores que será leiloada no site http://www.futebolcontraocancro.com/.

O objectivo da campanha é sensibilizar o mundo do Futebol e a população em geral para esta doença e, ao mesmo tempo, fazer uma recolha de fundos que serão utilizados em investigação na área oncológica. Os vídeos do desempenho dos jogadores da Selecção Nacional na iniciativa “Em Cheio na Cura para o Cancro” estarão disponíveis no site www.futebolcontraocancro.com, assim como toda a informação sobre esta e outras acções do projecto.

O Futebol é um desporto de massas, que envolve e motiva as pessoas. Queremos usar esse entusiasmo e garra para sensibilizar a população portuguesa para a necessidade de enfrentarmos o cancro de uma forma positiva, e para juntos, unirmos esforços para que a cura seja possível. Acima de tudo, é preciso acreditar, diz Paulo Sousa, a cara do projecto.

A LPCC tem desenvolvido um conjunto de iniciativas para tentar mudar a percepção da população portuguesa em relação ao cancro, palavra ainda conotada de forma negativa. Queremos que as pessoas saibam que têm uma palavra activa na luta contra a doença, ao adoptar estilos de vida saudáveis e evitar comportamentos de risco. Para LPCC é uma honra contar com o apoio do Paulo Sousa, um contributo precioso para a nossa causa, explica Vitor Veloso, presidente da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

Mais do que em qualquer outra doença, a palavra cancro continua a ser sinónimo de receio e por isso, o primeiro contacto com a doença é sempre um choque para a pessoa com cancro, os seus familiares e amigos. Mas hoje em dia o cancro pode ter cura, principalmente quando diagnosticado de forma precoce.

Em Portugal, surgem cerca de 45 a 50 mil novos casos de cancro. Contudo, o avanço nos progressos da investigação nas terapêuticas e medicamentos, e das técnicas cada vez mais apuradas de rastreio têm contribuído para a existência de mais casos de sucesso, sendo que existem cada vez mais as pessoas que ultrapassam o cancro e retomam as suas vidas normais.

A Liga Portuguesa Contra o Cancro foi fundada em 1941 que tem como objectivos divulgar informação sobre o Cancro e promover a educação para a saúde, nomeadamente quanto à sua prevenção assim como contribuir para resolver a situação dos doentes oncológicos em todas as fases da história natural da doença.


Notícia publicada no site http://saude.sapo.pt

Sem comentários: