domingo, 1 de junho de 2008

Projecto NutriAction chega a Portugal

Dias 4 e 5 de Junho é possível integrar o estudo e fazer o rastreio nutricional na sua farmácia.

Depois de França e Inglaterra, o projecto NutriAction chega agora a Portugal e impulsiona estudo sobre a prevalência da Malnutrição nos idosos.

A European Nutrition for Health Alliance e a APNEP - Associação Portuguesa de Nutrição Entérica e Parentérica, com o apoio da Nutricia Advanced Medical Nutrition decidiram unir esforços e impulsionar o projecto NutriAction. No âmbito desta acção realizam este ano um dos maiores estudos nacionais, sobre prevalência da malnutrição na população com a idade dos nossos pais e avós. Após as duas fases iniciais, em que o estudo foi aplicado em instituições de apoio à 3ª idade e hospitais, decorrerá agora, nos dias 4 e 5 de Junho, nas farmácias de todo o país.

O projecto NutriAction caracteriza-se por ser um projecto nacional abrangente, que pretende alertar, informar e formar sobre os cuidados nutricionais aos mais idosos. Esta iniciativa já decorreu em França e na Inglaterra e chegou este ano a Portugal.

Para integrar o estudo, as pessoas deverão dirigir-se às farmácias aderentes à iniciativa e fazer o rastreio respondendo a um pequeno questionário, disponível no local. Se por um lado, todos sabemos que o processo de envelhecimento é imutável, por outro, é possível contribuir para melhorar a qualidade de vida dos mais idosos. Nesse sentido, conhecer o estado nutricional dos idosos portugueses, é factor determinante.

Segundo a Organização Mundial de Saúde a malnutrição proteico-energética, é um grave problema na população, com mais de 65 anos.

Com o avançar idade, não é normal a perda de peso corporal e a falta de apetite. A solidão, isolamento social e dificuldades na preparação das refeições, malabsorção e dificuldades de deglutição, alterações do paladar e do olfacto e falta de dentição, são factores que acompanham a população, com a idade dos nossos pais e avós. Por forma a combater a malnutrição nesta população, a sua alimentação diária deve ser adaptada, evitando assim possíveis carências que irão influenciar negativamente a sua qualidade de vida.


Notícia publicada http://saude.sapo.pt/

Sem comentários: