quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Melancia - Refresco saboroso

A melancia não é água mas quase: 92% da sua polpa é constituída por água, o que a torna um bom substituto do líquido natural para quem não consegue beber a dose diária indispensável. Daí que em inglês se designe por Watermelon (Melão de água).

Tal como o melão, a melancia é senhora de excelentes qualidades nutricionais, possuindo hidratos de carbono, beta-caroteno e vitaminas C e B em boas quantidades. Cálcio, fósforo e ferro são sais minerais que fornece também em abundância.

Menos conhecida era até há pouco tempo a presença dos compostos licopeno e glutatina, que protegem o organismo contra o cancro e a oxidação celular. Mas a melancia é deles uma boa fonte, o que constitui mais uma boa razão para a consumirmos.

Boas razões têm também as pessoas que sofrem de tensão alta, reumatismo ou gota. A melancia é ainda eficaz no tratamento da acidez estomacal e de problemas da boca e da garganta, provoca a eliminação de ácido úrico, limpando o estômago e o intestino.

Estes são "segredos" bem guardados por dentro das cascas grossas do melão e da melancia. Uma mão cheia de qualidades que agora certamente nos farão saborear melhor cada fatia.

Artigo publicado em Sapo Saúde. Responsabilidade editorial e científica da Farmácia Saúde.

Sem comentários: