sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Isso é que é Comida Saudável? – Parte I


Alimentos "saudáveis" de que deve afastar-se.

Considere o seguinte raciocínio:

  1. Alimentos com pouca gordura são saudáveis.
  2. Rebuçados não têm gordura.
  3. Logo, os rebuçados são saudáveis.

Faz sentido? Claro que não, mas é esse o tipo de argumentos que as empresas alimentares utilizam. No nosso caso, começámos o raciocínio com uma falsa premissa. Isto acontece porque o termo "pouca gordura" é muitas vezes um código para "alta concentração de açucares" - um atributo que torna os alimentos muito pouco saudáveis.

Fazer escolhas saudáveis não é tão simples como saber que feijão tem muita fibra, ou que as frutas possuem bastante antioxidantes benéficos para a saúde. Muitas das vezes, os produtores acrescentam ingredientes, como açucares, que tornam instantaneamente um bom alimento numa má opção. Como resultado, muitos dos produtos que pensamos serem saudáveis, são tudo menos isso.é por isso que criámos uma lista de 10 supostos alimentos "saudáveis" de que pode (e deve) manter-se afastado.


Iogurte com fruta no fundo
  • Prós: Iogurte e fruta são dois dos alimentos mais saudáveis conhecidos pelo Homem.
  • Contras: O xarope de milho não é. Mas é esse produto que é utilizado para fazerem a geleia de fruta no fundo dos iogurtes.
  • A Alternativa saudável: Opte por iogurtes light, que contêm cerca de 90% menos açucares que os iogurtes normais.


Feijão de Lata

  • Prós: O feijão é preparado com fibras, o que ajuda a manter o apetite saciado e diminui a velocidade de absorção de açúcares no sistema sanguíneo.
  • Contras: O feijão é tipicamente enlatado com um molho acastanhado feito com açúcares branco e amarelo. E como as fibras estão localizadas no interior do feijão, não têm a oportunidade de interferir com a velocidade com que o açúcar é digerido. Considere que uma chávena de feijão enlatado contém cerca de 24 grs de açúcar.
  • A Alternativa Saudável: Feijão enlatado em água. Consegue obter todos os benefícios dos legumes, sem o açúcar extra.


Sushi de Gambas (estilo California Roll)

  • Prós: A alga que enrola o sushi contém nutrientes essenciais, como o selénio, cálcio e ómega-3.
  • Contras: é basicamente um cubo de açúcar japonês. Os dois ingredientes principais são arroz branco e uma imitação de camarão, ambos com hidratos de carbonos de rápida digestão e praticamente nenhumas proteínas.
  • A Alternativa Saudável: Sushi de atum ou salmão. Estas variedades possuem uma menor concentração de hidratos de carbonos prejudiciais à saúde e proteínas de elevada qualidade.



Barras de Cereais e Fruta

  • Prós: São feitos com aveia, um produto nutricional e rico em fibras indispensável para uma alimentação saudável.
  • Contras: Os flocos de aveia estão colados uns aos outros com ingredientes de elevada concentração de frutose, como xarope de milho, mel ou malte de cevada. Todos eles elevam rapidamente o nível de açúcar no sangue.
  • A Alternativa Saudável: Coma o seu snack à moda antiga. Misture cereais com frutas vermelhas e um pouco de leite.


Artigo publicado no site Alimentação Saudável.

Sem comentários: