sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Mitos Falsos: Beber água às refeições engorda?


A água não engorda porque não contém quaisquer calorias (falamos de água lisa, claro, pois existem águas com sabores que têm calorias). Contudo, embora não engorde, não é aconselhável beber muita água durante as refeições.

De acordo com a nutricionista Magda Roma, «a água dilui os sucos gástricos, o que pode gerar melhores digestões, mas,por vezes, obriga o estômago e o fígado a produzir maior quantidade de ácidos de modo a conseguirem degradar todos os alimentos, podendo provocar uma maior acidificação do meio e, por conseguinte, provocar grandes descargas de ácidos nas refeições seguintes, podendo originar sintomas como azia até patologias como úlceras».

Em contrapartida, se beber água antes das refeições, sacia a fome e evita devorar outros alimentos calóricos. Isso não significa, porém, que deva beber litros de água antes de comer, porque «quando bebemos uma grande quantidade de água, dá-se o alargamento do estômago, que envia uma mensagem ao cérebro alertando que o estômago ainda não está preenchido convenientemente, aumentando a necessidade de ingestão de maiores quantidades de alimento», explica Magda Roma.


Artigo publicado em Sapo Saúde. Texto de Fernanda Soares, revisão científica da Dra. Magda Roma (nutricionista). Responsabilidade editorial e científica da revista Prevenir.

Sem comentários: