sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Mitos Falsos: O vinho tinto é melhor que o branco?

Bebidos com moderação (um copo ao almoço e outro ao jantar) são igualmente benéficos e ambos reduzem o risco cardiovascular. Segundo um estudo da Universidade de Barcelona realizado em 2007, aumentam o colesterol bom e reduzem o risco de ataque cardíaco.

Por outro lado, existem estudo científicos que evidenciam que tanto o tinto como o branco são bebidas alcoólicas que, ingeridas de forma controlada, não influenciam o ganho de peso.

É o caso de uma investigação da Universidade de Colorado (Estados Unidos), de acordo com a qual reduzir o consumo de álcool para não engordar não tem fundamento científico.

O responsável pelo estudo explicou que «está assumido que o consumo de álcool aumenta o risco de ganhar peso, pois tem uma densidade energética alta, semelhante à das gorduras. Mas, segundo o nosso estudo e outro similares, bebido com moderação, não implica um aumento de peso corporal».

Artigo publicado em Sapo Saúde. Texto de Fernanda Soares, revisão científica da Dra. Magda Roma (nutricionista). Responsabilidade editorial e científica da revista Prevenir.

Sem comentários: