Existem, no entanto, várias e inovadoras formas de prevenir constipações. Escolha as que mais lhe convêm:
1. Aposte na carne
A proteína é o principal constituinte das células e hormonas utilizadas na resposta imunitária, pelo que ao ingerir uma quantidade insuficiente terá um sistema imunitário mais fraco. A dose diária recomendada é de 40 a 60 g, sendo que para obter 7 g deste nutriente deverá consumir 35 g de carne, um ovo ou um copo de leite.
2. Apanhe sol
A época das gripes e constipações está, em parte, associada a uma diminuição da exposição solar. É que o fornecimento de vitamina D ao organismo, capaz de estimular a produção de células imunitárias, especialmente as que atacam o vírus da gripe, é 90 por cento produzido pela acção dos raios solares na nossa pele.
3. Durma menos
Vários estudos descobriram que se durante alguns dias dormir menos do que o habitual irá reforçar o sistema imunitário. No entanto, se está stressada, a falta de sono torna-a vulnerável às gripes e constipações.
4. Experimente o tai-chi
Esta modalidade oriental, que combina movimentos suaves e exercícios de relaxamento, desenvolve a concentração, a força e a flexibilidade e pode melhorar a função imunitária até 50 por cento.
5. Stresse um pouco
Pequenas crises de stress fortalecem o sistema imunitário: quando o stress nos invade libertamos cortisol e adrenalina, duas hormonas que colocam o organismo em alerta fazendo aumentar a produção de células imunitárias.
Artigo publicado em Sapo Mulher. Responsabilidade editorial da revista Saber Viver.
Sem comentários:
Enviar um comentário