domingo, 20 de setembro de 2009

Açúcar e vitamina C podem potencializar efeitos benéficos do chá verde

Pesquisa realizada pela Universidade de Purdue, nos EUA, indica que podemos intensificar efeitos benéficos da bebida acrescentando vitamina C e açúcar.

Em artigo publicado na revista especializada Food Research International, os investigadores destacam que «o ácido ascórbico e o açúcar, acrescentados ao chá verde, ajudam o corpo a absorver as catequinas encontradas no chá».

Diversos estudos têm mostrado evidências de benefícios para a saúde no consumo de chá verde, incluindo o combate à obesidade e a prevenção de doenças cardiovasculares e de alguns tipos de cancro.

Para verificar a acção do açúcar e da vitamina C, os especialistas usaram um modelo digestivo adaptado com células intestinais humanas para mostrar como a vitamina C no chá poderia aumentar a absorção das catequinas – polifenóis com acção antioxidantes encontrados nos chás, no cacau e na uva, e que são associadas ao combate de doenças cardíacas, derrames, cancro, diabetes.

As análises indicaram que a adição de ácido ascórbico, sacarose, ou dos dois, à bebida aumentava em três vezes a quantidade de catequinas absorvidas pela corrente sanguínea.

Baseados nos resultados, divulgados pelo Food Research International, os investigadores destacaram que, apesar de a pesquisa apresentar descobertas promissoras, estudos mais aprofundados são necessários para confirmação e para desvendar os mecanismos envolvidos nessa relação.


Publicado em Sapo Saúde em 17-09-2009

Sem comentários: