domingo, 6 de setembro de 2009

Cinco passos para atrasar a sua idade - Parte 2



3. Evite os factores de envelhecimento

«Sol, stress, tabaco, álcool (particularmente as bebidas brancas), poluição atmosférica, açúcar, défice de descanso (sono)». Este são os factores de envelhecimento identificados pelos dois autores do livro Não envelheça, cuida da sua pele. Se quer ter uma pele mais sã e gozar de melhor saúde (por mais tempo), evite-os.

«Uma vez que a principal causa de envelhecimento da pele é a exposição aos raios solares, o uso de um protector solar de boa qualidade e com índice de protecção adequado ao seu tipo de pele ajuda substancialmente a retardar o aparecimento de rugas», afirmam os autores.

O protector deverá conter um factor de protecção solar (FPS), no «mínimo 15», e deverá proteger não só dos raios ultravioleta B (UVB) como também dos raios UVA, e ser, de preferência, «oil-free». A sua utilização é, escrevem o dermatologista e o farmacêutico, «indispensável todos os dias de Abril a Outubro».

Além de se proteger dos raios solares, também é necessário evitar o stress, outro importante factor de envelhecimento. Acordar mais cedo (sem prejudicar as suas horas de sono), aprender a planear o seu dia, relaxar, e até meditar são alguns dos conselhos que pode e deve adoptar.

E, claro – nem seria preciso dizer – evite ambientes poluídos, o álcool e o tabaco. A comunidade médica é peremptória em afirmar que fumar envelhece-nos dez anos… Por dentro e por fora. Normalmente, acrescenta o especialista Humberto Barbosa, existe uma ligação entre envelhecimento cutâneo e envelhecimento biológico. «Regra geral, as agressões externas, por via da alimentação e de excessos de toxicidade, como o álcool e o tabaco, reflectem-se na aparência exterior e no próprio aumento da idade biológica».

4. Cuide da sua pele

Hoje em dia, é indispensável a aplicação diária de um bom creme hidratante, para retardar os efeitos do envelhecimento cutâneo. Saiba quais são, segundo os autores do livro Não envelheça, cuide da sua pele, os componentes que deve procurar num creme consoante a sua idade:

A partir dos 25 anos:
  • Deverá optar por cremes contendo ácidos de frutos (alfahidroáxidos), que hidratam as camadas superficiais da epiderme, as vitaminas E, B5 e ácidos gordos essenciais (ómega 3 e ómega 6), que reconstituem a barreira cutânea e têm uma acção antioxidante.

Entre os 25 e os 45 anos:
  • A formulação do creme de dia hidratante deverá privilegiar: os ácidos de frutos (alfahidroácidos), para hidratar; a vitamina A ou retinol, para regenerar; a vitamina E, para proteger dos radicais livres.

Após os 45 anos:
  • Dever-se-á intensificar a acção de alguns produtos, com particular destaque para: os alfahidroáxidos, para hidratar; a vitamina A (nomeadamente o retinaldeíco), para regenerar; o DMAE (dimetilaminoetanol, ou apenas deanol), para conferir à pele um aspecto mais firme; um composto antioxidante oral, para aumentar a protecção contra os radicais livres; cremes para uso nocturno que privilegiem composições com ceramidas e ácidos gordos.

Fernando Guerra e António Hipólito de Aguiar acrescentam que «é fundamental não cair na tentação de estar constantemente a experimentar ou a acrescentar produtos novos e diferentes, já que pode provocar problemas na pele, tais como secá-la em excesso ou causar irritações e alergias». Por essa razão, sugerem que «depois de encontrar a combinação de produtos que funcione em si, se mantenha fiel».

Para melhores resultados, os autores escrevem ainda que é necessário «beber água em quantidades nunca inferiores a 1,5 litros por dia»… Veja a seguir: Vigie os seus níveis hormonais


5. Vigie os seus níveis hormonais

Todas as mulheres, por volta da quinta década de vida, experienciam a menopausa. O fim do ciclo menstrual acarreta consigo a diminuição da produção das hormonas estrogénio e de progesterona, desencadeando, não raro, desagradáveis sintomas como calores/ afrontamentos, perda da libido, alterações emocionais, e até maiores riscos de doença cardiovascular ou osteoporose.

Por isso, aconselhe-se com o seu médico de família: poderá ser proveitoso para si a terapia hormonal de substituição (THS), a qual consiste na administração de hormonas para colmatar o facto de os ovários as deixarem de produzir, com a finalidade de aliviar os sintomas incómodos da menopausa.

Embora haja alguns indícios de que a THS apresente alguns potenciais riscos, que devem ser sempre avaliados pelo médico, pode, com a terapêutica, ganhar qualidade de vida – o que caracteriza, afinal, a juventude.

Também os homens, na meia-idade, devem estar atentos a eventuais desequilíbrios hormonais, nomeadamente, aos níveis da testosterona. Pois, em caso de diminuição acentuada – andropausa –, os possíveis sintomas são diminuição da energia, bem como a perda da massa muscular e óssea, alterações a nível da memória e da capacidade de concentração, e alterações a nível sexual.

Claro que, para além de vigiarem as hormonas, homens e mulheres devem vigiar… a sua saúde em geral. Não esqueça que, à medida que a idade aumenta, as idas ao médico de família têm de se tornar mais habituais.


…E chegue aos 60 anos com saúde de 40!

Será possível, seguindo hábitos de vida saudáveis, atrasar o relógio biológico, chegando aos 60 anos com saúde – e aparência – de 40? O nutricionista Humberto Barbosa não tem dúvidas: «ao nível da saúde, digo imediatamente que sim!» No entanto, o fundador da Clínica do Tempo refere que «para quem quer chegar aos 60 com aspecto e saúde de 40, deve adoptar os hábitos de vida saudáveis pelo menos a partir dos 30 anos, e isso inclui manter um peso adequado, fazer uma boa alimentação, praticar exercício físico regular e continuado (nem que seja andar a pé todos os dias), e aprender a controlar e minimizar os efeitos nocivos do stress», resume, apontando também a importância de fazer «exercícios de meditação» e… ser «optimista»!

Enfim, a forma como cada um de nós escolhe viver a vida influencia, de modo determinante, a degradação do nosso organismo e, assim, o ritmo de envelhecimento. Se cuidarmos mais de nós próprios, se estivermos atentos às particularidades do nosso organismo e soubermos como evitar que adoeça, teremos, seguramente, mais hipóteses de tornar a vida mais longa, e com melhor qualidade.


Artigo publicado em Sapo Saúde. Texto de Ana João Fernandes.

Sem comentários: