domingo, 13 de setembro de 2009

Comer devagar pode ajudar a reduzir consumo de calorias

Estudo confirma que colocar porções menores de comida na boca e mastigá-la por mais tempo pode reduzir a ingestão de calorias, ajudando na perda de peso.

De acordo com os autores da pesquisa, da Universidade de Wageningen, na Holanda, essa prática faz com que as pessoas se sintam satisfeitas mais rapidamente, fazendo-as comer menos.

Foram avaliados oito homens e 14 mulheres saudáveis com uma média de 21 anos de idade, que passaram a consumir uma quantidade regulada de pudim de chocolate Cada participante foi colocado em diversas situações, escolhendo o tamanho da mordida do alimento - pequena ou grande - e o tempo de mastigação – três ou nove segundos.

As análises mostraram que porções menores de comida na boca e mastigadas por mais tempo estavam associadas a um menor consumo de alimentos de forma geral.

A ingestão de pudim foi, em média, 42 gramas menor para aqueles que permaneceram com o alimento na boca por nove segundos.

Baseados nesses resultados, os investigadores recomendam essa prática no combate à obesidade. Porém, mais estudos são necessários para avaliar outros tipos de alimento numa situação real.


Artigo publicado em Sapo Saúde em 03-09-2009

Sem comentários: