sexta-feira, 9 de abril de 2010

Cosméticos com fruta


A cosmética utiliza as qualidades da uva, do coco, do morango, das framboesas... para as aplicar em produtos que realçam a nossa beleza e nos ajudam a cuidar da pele.

Não há fruta que não contenha nutrientes e substâncias de importante actividade biológica, já que o fruto guarda a semente, uma vida em potência. Por isso, aplicar, de alguma forma, estes nutrientes no organismo garante saúde e juventude.

A melhor maneira de o fazer é comendo fruta mas, para além disso, pode recorrer a cosméticos que contenham os seus princípios activos benéficos para a pele (ácidos gordos, alfa-hidroxiácidos, polifenóis, flavonóides, açúcares, aminoácidos, proteínas, minerais e vitaminas).


Da fruta tudo se aproveita


Muitas das substâncias activas que compõem os produtos de beleza provêm das diferentes partes do fruto. Nele, tudo se aproveita (casca, polpa, sementes, sumo...) e, dependendo do objectivo cosmético do produto em questão, usa-se uma ou outra parte:

Esfoliar
O pó das sementes (framboesa, morango, kiwi, azeitona e uva), do caroço (damasco, ameixa, azeitona) e da casca (amêndoa, coco, noz) costuma ser utilizado como agente esfoliante.

Suavizar
Esta tarefa recai, sobretudo, nos ácidos gordos essenciais e óleos vegetais provenientes das sementes (uva, sésamo, kiwi) e da polpa de frutos (coco, abacate, damasco, azeitona, groselha, uva).

Limpar
Os extractos de citrinos costumam ser excelentes para limpar e hidratar a pele porque contêm hidroxiácidos.

Tonificar e aromatizar
As águas vegetais, que resultam da extracção da água das plantas ou das frutas, têm o odor característico da planta ou da fruta de onde são extraídas. Também contêm óleos essenciais, vitaminas e sais minerais.

Proteger e nutrir
As polpas costumam albergar os activos que hidratam, protegem, nutrem e regeneram. O limão verde, a laranja doce e o marmelo são ricos em vitamina C. O kiwi e o melão, em potássio.


Artigo publicado em Sapo Saúde. Texto de Madalena Alçada Baptista. Responsabilidade editorial e científica da informação da revista Prevenir.

Sem comentários: