domingo, 11 de abril de 2010

Goiaba - Saiba por que a deve consumir


A goiaba é rica em vitamina B e C e tem elevado teor em açúcares, ferro e cálcio.

Na indústria doceira, é muito usada em goiabada, em xaropes, em gelados e em geleia, mas recomenda-se a sua ingestão em sumos e como fruto fresco.

A nível medicinal, a fruta é laxativa e as folhas e cascas da goiabeira são utilizadas em infusões contra a diarreia.

O fruto chamado goiaba é uma baga com 25-100 mm de comprimento, piriforme ou oval, com polpa perfumada, rosada, vermelha ou branca. A casca é amarelo-esverdeada. Tem sabor, aroma e perfume muito característico e intenso. Em Inglaterra, é chamada fruta da geleia, porque é muito consumida nessa forma.

As flores brancas, surgem nos ramos novos no Verão, podem ser numerosas, isoladas ou em pequenos grupos, colocadas nas axilas dos ramos. A sua polinização é fácil, pois as flores abrem-se por completo para a visita dos insectos que são muito atraídos. É preciso apenas uma árvore para ter frutos.

Condições ambientais

A goiabeira necessita de um tipo de clima tropical, subtropical e ou temperado Mediterrânico, como é o caso de Portugal. Pode ser pouco exigente em solos mas prefere terrenos permeáveis mais arenosos, profundos e férteis. Os solos de textura média são os melhores para esta cultura.


Artigo publicado em Sapo Mulher. Texto de Pedro Rau (engenheiro hortofrutícola)

Sem comentários: