quarta-feira, 7 de maio de 2008

Alimentos contra a Hipertensão


Hipertensão

Patologia na qual os valores de tensão arterial (força exercida pelo sangue nas paredes das artérias) são superiores a 140/90 mmHg.

Combata-a com:

  • Banana
    Têm uma grande quantidade de potássio, fundamental para o equilíbrio líquido do organismo, o que mantém a tensão arterial sob controlo. Por outro lado, uma dose elevada de potássio favorece a eliminação de sódio que consumimos, principalmente, sob a forma de sal (que exerce efeitos nocivos sobre a tensão).

  • Tomate
    O seu principal componente é o licopeno, com grande poder antioxidante. Ajuda a manter a saúde das artérias, conservando a flexibilidade que lhes permite dilatar e contrair à passagem do sangue.

  • Mexilhões
    Outra boa fonte de potássio. No entanto, se forem de lata, deve-se moderar o seu consumo, já que contêm demasiado sódio, o que faz subir a tensão arterial.

  • Leite magro
    Na maioria dos estudos epidemiológicos, foi possível observar que uma ingestão de cálcio reduzida está associada a um predomínio de hipertensão. A melhor fonte de cálcio é o leite.
    Se não gosta ou é intolerante ao leite, outra opção são os peixes pequenos que se comem com espinha (sardinhas enlatadas, por exemplo) ou suplementação especifica deste mineral. A nutricionista Magda Roma sugere: "Lave bem a casca do ovo, retire o seu conteúdo e esmague a casca do ovo até ficar em pó. Utilize-a camuflada nos pratos confeccionados ou em sopa. Não tem sabor nem odor. Esta é de todas a melhor fonte de cálcio e nós desperdiçamo-la".

  • Melão
    Contém bastante potássio mas, sobretudo, água (cerca de 80%), o que faz dele um óptimo alimento para eliminar toxinas, e favorece o fluxo sanguíneo.

  • Chocolate preto
    Investigadores da Universidade de Colónia, na Alemanha, demonstraram que a ingestão de chocolate preto provoca uma queda significativa da pressão arterial. A explicação encontra-se no poder antioxidante dos flavonóides polifenólicos que contém, mantendo as artérias saudáveis e melhorando o fluxo sanguíneo.

  • Beringela
    Tem grandes quantidades de magnésio, mineral que evita os edemas e que faz com que a tensão arterial se mantenha com os valores adequados.

  • Tâmaras secas
    Têm menos água do que as frescas, o que faz com que concentrem mais nutrientes, entre eles o potássio, fundamental para controlar o equilíbrio de água dentro e fora da célula.

Recomendações:

Modere o consumo de enchidos e fumados, pois contêm bastante sal.


Excerto de artigo publicado por Madalena Alçada Baptista, no site Saúde do Sapo, da responsabilidade da revista Prevenir. Revisão científica: Dra. Magda Roma (nutricionista)

Sem comentários: