quarta-feira, 21 de maio de 2008

O poder do limão

O limão é um dos frutos que mais benefícios traz à nossa saúde, quer pelo seu poder curativo elevado, como pelas substâncias que ajudam a prevenir diversas doenças

Este fruto possui uma grande concentração de Vitamina C, ajudando a evitar a fragilidade dos ossos ou a má formação dos dentes. A sua acção torna mais rápida a cicatrização de feridas e queimaduras e ajuda a evitar hemorragias.

Os sais minerais que possui ajudam a manter o equilíbrio interno do organismo e o vigor do sistema nervoso.

A sua casca possui uma substância chamada d-limoneno, um princípio activo, que ajuda a combater a ansiedade, a depressão ou o cancro, para além de dissolver cálculos renais e desentupir as artérias.

Como remédio, o limão é usado contra a icterícia, a diabetes, a hemorragia nasal, as doenças da pela, infecções de garganta, gripes e constipações e dores de cabeça. Também é benéfico para dissolver o ácido úrico e indicado para casos de acidez do estômago e da boca, anemia, arteriosclerose, artrite, asma, cálculos, caspa, diabetes, edemas, enxaquecas, conjuntivites, alergias, mau hálito e outras doenças.

Estudos comprovam que o fruto também ajuda a emagrecer, a baixar o colesterol, a desintoxicar o sangue e a activar o sistema imunológico.

A cura através do limão consiste em ingerir no primeiro dia sumo de 1 limão, aumentando progressivamente a dose, com u limão diário, até chegar aos 10 limões. Depois reduz-se até chegar a 1 limão.

O limão é um óptimo substituto do vinagre no tempero de saladas, sendo muito mais saudável e benéfico que este.

No entanto este fruto tem uma acção negativa sobre o esmalte dos dentes, pelo que após o seu consumo, deveremos lavar a boca.

100 gramas de limão fornecem apenas 29 calorias.

Compilação de artigos publicados nos sites vitaminasecia e sitemedico.

Sem comentários: