domingo, 25 de maio de 2008

Pedalar...por uma vida saudável

Andar de bicicleta é saudável, relaxante e ajuda a queimar muitas calorias.

Os benefícios deste desporto não deixam margem para dúvidas. "As pessoas que andam de bicicleta regularmente poupam muitas visitas ao médico", dado que "fortalece o corpo e a alma", refere um relatório elaborado pela Universidade Alemã do Desporto.

"Muitas pessoas com problemas como dores de costas, excesso de peso ou doenças cardiovasculares, podiam desfrutar de muitos anos de boa saúde se usassem a bicicleta mais vezes", acrescenta ainda a investigação.

Antes de qualquer exercício físico, convém lembrar-se que não se pode começar de repente. Para pedalar, existem várias recomendações. É necessário fazer alongamentos prévios, trabalhando sobretudo os músculos das pernas, os glúteos, a zona lombar e o pescoço durante alguns minutos, como se estivesse a espreguiçar-se.

A cada dia que passa deve aumentar a duração dos alongamentos, tanto para a bicicleta estática como para a bicicleta normal. Se preferir pedalar ao ar livre, não se esqueça que o creme protector (para proteger do sol e do vento), o capacete e o colete reflector são imprescindíveis.


Eis os principais benefícios:
  • As pessoas que andam de bicicleta regularmente são mais resistentes a patologias do foro emocional, como as depressões. Pedalar é um dos melhores antidepressivos;
  • Pedalar reduz o mau colesterol e o risco de enfarte em cerca de 50%;
  • O ciclismo estimula os pequenos músculos das vértebras dorsais, fazendo com que se extendam e comprimam constantemente, melhorando as costas;
  • Com a bicicleta os seus joelhos ficam protegidos, já que mais de 70% do corpo gravita sobre o selim. Para além disso, as coxas e os glúteos endurecem.
  • O exercício físico estimula o sistema imunitário e aumenta o número de glóbulos brancos, ajudando o organismo a defender-se de vírus e bactérias, afastando infecções.

E com o preço quase impossível a que os combustiveis chegaram, começa a fazer sentido utilizarmos a bicicleta, nem que seja dentro da cidade, tal como acontece já na Europa. Para além de ser um exercício saudável, permite uma poupança significativa, já que é o meio de transporte mais económico, sobretudo em comparação com o automóvel.

Plano para andar de bicicleta

O ideal seria arranjar, pelo menos, três horas por semana para andar de bicicleta. De acordo com os especialistas, os benefícios deste desporto começam a ser visíveis depois dos primeiros 20 minutos a pedalar. Quanto mais tempo dedicar à bicicleta, mais vantagens acumula!

Os resultados que consegue, se pedalar durante:

  • 10 minutos – Melhoria articular
  • 20 minutos – Reforço do sistema imunitário
  • 30 minutos ­– Melhorias a nível cardiovascular
  • 40 minutos – Aumento da capacidade respiratória
  • 50 minutos – Aceleração do metabolismo
  • 60 minutos – Controlo de peso e acção anti-stress


Adaptação de artigo publicado no site http://saude.sapo.pt da responsabilidade da revista Prevenir

Sem comentários: