domingo, 11 de maio de 2008

Os Benefícios da Cebola

A cebola é a base de todos os temperos, combina e oferece um sabor especial a quase todos os tipos de pratos.

Pode ser considerada como auxiliar do organismo na defesa contra infecções, eliminando ao mesmo tempo eventuais substâncias tóxicas através dos rins, resultado da acção dos seus sais minerais, principalmente o Fósforo, o Ferro e o Cálcio e também das vitaminas do Complexo B e vitamina C.
A cebola é indicada para abrir o apetite, regularizar problemas do estômago, é óptima contra prisão-de-ventre, inchaços de qualquer natureza, problemas de pele, garganta, ossos (reumatismo) e intestinos. É também um alimento bastante diurético, beneficiando os rins.
O caldo de cebolas fervido com mel, é eficaz contra constipações, gripes, tosse, bronquite e asma. Ela também elimina o sangue e o fígado de substâncias tóxicas e aumenta a diurese.
Rica em elementos protectores contra as infecções, é a pior inimiga dos vermes intestinais, eliminando, ao mesmo tempo, eventuais substâncias tóxicas através dos rins. No entanto essas propriedades perdem-se quando a cebola é cozida.

Óptima contra os cálculos biliares, a cebola remove ainda as obstruções das vísceras e limpa as vias respiratórias. Crua, colocada sob o nariz, permite estagnar hemorragias nasais.
Aplicado topicamente, o sumo de cebola é muito bom para as picadas de insectos, nomeadamente aranhas, abelhas e vespas. A cebola também ajuda a prevenir o enfarte. Frita ou assada, ajuda a dissolver os coágulos sanguíneos. Para quem sofre de acidez estomacal ou formação de gases a cebola crua não é recomendada.


Informações úteis:

Não são necessários grandes cuidados na compra de cebola. Basta verificar a sua consistência, a sua uniformidade e o brilho da sua casca, que atesta a sua frescura.

Para evitar a irritação nos olhos quando se corta uma cebola, basta efectuar um dos seguintes procedimentos:

  • Basta colocar na ponta da faca um bocado de pão (ele absorve boa parcela do cheiro e dos gases soltos);

  • Colocar a cebola no frigorífico cerca de 10 minutos

  • Molhar as mãos antes de cortar a cebola

Cem gramas de cebola fornecem 39 calorias.


Adapatação de artigo publicado no site Vitaminas e Companhia

13 comentários:

sousaalencar disse...

excelente a informaçao sobre os beneficios da cebola obrigado

Nonita disse...

Olá, sempre gostei muito de cebola, de uns tempos pra ca me interessei em saber o seus beneficios, e estou impressionada, não sabia que era tão benéfica pro nosso organismo.
Muito boa a explicação. Obrigada pelas informaçoes.
abraço

Anónimo disse...

Adorei sua informação sobre todo o benefício da cebola, eu sou um fanático por cebola, como cerca de uma cebola por dia será um exagero? Espero q não. obrigado por toda essa informação

Anónimo disse...

É ótimo os beneficios da cebola,essa semana eu estava com muita dor de garganta e estava tomando antiflamatório e nada resolvia,então decidi ultilizar a cebola pois sabia que era um antiflamatorio natural,peguei uma cebola grande cortei bem picadinho e temperei com limão,azeite e um pouco de sal fiz isso umas 3 vezes no dia incrivel que em cerca de 10 minutos não estava sentindo mais dor e melhorou muito minha dor de garganta depois disso comecei a pesquisar sobre a cebola e achei incrivel seus beneficios.

Anónimo disse...

obrigada por tao util informacao referente aos beneficios da cebola, para o nosso organismo vou comecar imediatamente DEUS abencoe

Anónimo disse...

vou comer uma agora

Anónimo disse...

PARABÉNS!! ADOREI TUDO QUE LI SOBRE A CEBOLA...JÁ FAÇO USO DA CEBOLA AGORA AGORA IREI ESTRAPOLAR. OBRIGADA , PELA OPORTUNIDADE DE ENCONTRAR UM MARAVILHOSO SITE.


CECÍLIA

abelcd disse...

Quando a palavra de Deus diz:As folhas das arvores são para a "Saúde"das Nações.Vemos em tudo os benefícios para o ser Humano.Graças as Deus.

abelcd disse...

Quando a palavra de Deus diz:As folhas das arvores são para a "Saúde"das Nações.Vemos em tudo os benefícios para o ser Humano.Graças as Deus.

Anónimo disse...

anônimo; Já como cebola há muito tempo,mais porque gosto mesmo. Nao sabia de tantos beneficios q nela contia, resolvir pesquizar fiquei muito feliz em saber q a cebola traz saúde para nossas vidas!!! Se já comia, agora vou comer muito mais... Obrigada pela dica.

Anónimo disse...

Anônimo; comer cebola é bom demais,mais deveria exixtir alguma coisa para diminuir o hálito. Vcs tem alguma dica?

Anónimo disse...

Para amenizar o hálito forte, mastigue dois raminhosmde salsinha.

Anónimo disse...

Para amenizar o hálito forte, mastigue dois raminhosmde salsinha.