sexta-feira, 2 de maio de 2008

Ao sol, todo o cuidado é pouco. Veja o que (não) deve fazer

As queimaduras solares graves na infância são factor de risco para o desenvolvimento de melanoma maligno na idade adulta. É fundamental preveni-las porque a exposição excessiva ao sol é considerada a causa mais frequente de cancro da pele (cerca de 90% dos casos), afirma a Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia.



O que são?

São a manifestação visível da resposta inflamatória desencadeada pela exposição excessiva da pele aos raios solares.


Os diferentes tipos de queimaduras:

Podem ser queimaduras de primeiro grau, que se caracterizam por ser muito inflamatórias e não destruir as camadas profundas da pele; provocam apenas descamação da epiderme, que volta a regenerar em algumas semanas sem deixar marcas.

Em determinados tipos de pele, também podem surgir queimaduras de segundo grau, que produzem danos significativos na epiderme e uma lesão ligeira da derme; a regeneração da pele começa aos 8-10 dias, sem deixar marcas.

Sintomas:

Rubor, inchaço e dor. Quando as queimaduras são de segundo grau, também aparecem bolhas.

Tratamento:

Utilizam-se compressas frias ou cortisona para paliar a inflamação e a dor. Se aparecerem bolhas, pode ser necessário um tratamento tópico para queimaduras. Em todo o caso, deve evitar-se a exposição posterior ao sol.

A importância da exposição moderada:

Está demonstrado que a exposição excessiva ao sol tem resultados nocivos na pele. Uma queimadura solar na adolescência pode degenerar em cancro de pele na idade adulta.

Por isso, recomenda-se uma exposição consciente e responsável ao sol, evitando-o entre as 11:00 e as 16:00 horas. As primeiras exposições ao sol devem ser limitadas a alguns minutos.

Protecção solar: O que deve usar

É imprescindível utilizar um creme com filtro solar sempre que se esteja exposto aos raios solares. Este deve adaptar-se ao tipo de pele e ao grau de bronzeado.


Artigo publicado em Sapo Saúde. Responsabilidade editorial e científica da revista Prevenir.